A revolução tecnológica no setor de logística
Uma análise do que esperar da IA e suas implicações humanas nos próximos 25 anos
O setor de logística passa pela maior transformação digital, com o desafio de incorporar soluções que ofereçam visibilidade da cadeia em tempo real, capacidade de prever e mitigar interrupções, e sistemas que possam se adaptar rapidamente às mudanças na demanda, o que inclui a adoção de tecnologias de automação, inteligência artificial (IA), análise de dados e soluções em nuvem. A cadeia de abastecimento, que nada mais é do que a espinha dorsal do comércio, garante o fluxo contínuo de bens, serviços, informações e vale US$15.5 trilhões globalmente, com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias, de acordo com um levantamento da Transparency Market Research.
Nas últimas décadas, ocorreram tranformações significativas na cadeia de abastecimento, desde o advento de contentores, pacotes de transporte aéreo, integração de ferramentas digitais, entre outros. Mas o que podemos esperar para os próximos anos?
A receita do mercado de softwares de IA deve crescer 35% anualmente até 2025, quando a previsão indica que atingirá US$ 126 bilhões, segundo o relatório Artificial Intelligence – In-depth Market Insights & Data Analysis, publicado pelo Statista. De acordo com Mário Veraldo, que possui mais de 30 anos de carreira no setor de logistica e atualmente é CEO da empresa MTM Logix, a revolução tecnológica que acontece agora moldará a cadeia de suprimentos global e a indústria de logística nos próximos 25 anos.
2023-2028: O amanhecer da integração da IA
Desde que a OpenAI lançou o ChatGPT, o mundo tomou conhecimento do poder da inteligência artificial em sua forma mais simples. Os anos entre 2023 e 2028 vão marcar a integração inicial da IA nos processos da cadeia de suprimentos. A análise preditiva vai se tornar norma, permitindo que as empresas abordem possíveis falhas e interrupções de forma preventiva. A automação de tarefas rotineiras começará com torres de controle orientadas por IA que oferecem visibilidade em tempo real das operações da cadeia de suprimentos.
À medida que a IA assume o controle de tarefas repetitivas, há uma mudança perceptível no mercado de trabalho. A força de trabalho começa a se aprimorar, concentrando-se em funções que exigem engenhosidade e criatividade humanas.
2028-2033: O surgimento de funções estratégicas
Os recursos da IA vão além das previsões. Os algoritmos avançados, neste ponto, oferecerem análises prescritivas, sugerindo e agindo sobre estratégias baseadas em insights de dados. As torres de controle da cadeia de suprimentos tornaram-se mais sofisticadas, capazes de simular vários cenários e recomendar estratégias ideais.
O panorama de empregos no setor de cadeia de suprimentos passará por uma transformação significativa. O foco muda das funções operacionais para as estratégicas. Os profissionais agora trabalham ao lado da IA, interpretando seus insights e tomando decisões informadas. O gerenciamento de relacionamentos, a formulação de estratégias e as considerações éticas na implantação da IA tornaram-se habilidades muito procuradas. O surgimento de funções estratégicas baseadas em IA na cadeia de suprimentos e na logística exigirão um determinado tipo de profissional para se conectar com as operações do cliente, oferecendo soluções orientadas por dados e reduzindo o atrito operacional.
2033-2038: IA e a Colaboração Humana
Veraldo afirma que a integração de sistemas de IA e outras tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT) e blockchain, se tornará perfeita neste período. Com isso, será possível ver o nascimento de cadeias de suprimentos “inteligentes”, com capacidade de autorregulação, auto-otimização e autocorreção.
“O conceito de ‘co-botting’ ganhará força nesses anos. Os sistemas humanos e de IA trabalhão juntos, fortalecendo-se reciprocamente. Enquanto a IA lida com a tomada de decisões orientada por dados, os humanos se concentram em áreas que exigem empatia, negociação e solução de problemas complexos”, diz o CEO.
2038-2043: IA, Ética e Padrões Globais
À medida que os sistemas de IA se tornam onipresentes, o foco muda para sua implementação ética. Surgem padrões globais para IA na cadeia de suprimentos, garantindo que os sistemas de IA sejam transparentes, justos e desprovidos de vieses. Os modelos avançados de IA, nesta etapa, poderão explicar seus processos de tomada de decisão, garantindo maior confiança entre os usuários.
As considerações éticas na implantação da IA se tornarão uma parte essencial do currículo da cadeia de suprimentos. Os profissionais não são treinados apenas para usar a IA, mas também para entender suas implicações sociais e éticas. A função de “Diretor de Ética de IA” deve se tornar comum nas organizações, garantindo que as implantações de IA estejam alinhadas com os padrões globais e os valores sociais. Essa função ajudará a integrar os ganhos de desempenho necessários para o crescimento dos negócios às considerações éticas dos sistemas de autorregulação dos funcionários baseados apenas na formulação matemática.
2043-2048: A Era de Ouro da Cadeia de Suprimentos
O ponto culminante da jornada de 25 anos é um ecossistema de cadeia de suprimentos em que os insights orientados por IA e a experiência humana se unem perfeitamente. Neste período, as análises preditivas, prescritivas e descritivas fazem parte da tomada de decisões cotidianas.
As preocupações com a perda de empregos serão coisa do passado. Veremos uma infinidade de empregos de alta qualidade com foco em estratégia, inovação e gerenciamento de relacionamentos. A fusão da proeza analítica da IA com a criatividade humana e o pensamento estratégico levará a um crescimento e a uma prosperidade sem precedentes.
“Ao vislumbrarmos os próximos 25 anos, a IA estará, sem dúvida, na vanguarda das transformações da cadeia de suprimentos. No entanto, em vez de um futuro distópico de perda de empregos, prevemos uma nova era em que os empregos não serão apenas mantidos, mas serão de qualidade muito superior. A fusão da proeza analítica da IA com a criatividade humana, empatia e o pensamento estratégico dará início a uma era de ouro para o setor de cadeia de suprimentos”, finaliza Veraldo.
Sobre MTM Logix
A MTM Logix é uma empresa 100% focada em torres de controle para embarques internacionais. Ela cria soluções totalmente personalizáveis, automatizadas e escaláveis para seus clientes. A empresa atende clientes no México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Brasil e Estados Unidos. A empresa combina tecnologia e atendimento ao consumidor de maneira incomparável para fornecer um nível único de controle às remessas de seus clientes.