fbpx
Turismo

ABAV Nacional lança o projeto Jornada ESG ABAV com principais práticas a curto prazo aplicadas à ABAV Expo 50ª edição e plano para ações a longo prazo

“Algumas práticas ESG já vem sendo implementadas por vários anos na Expo, mas quisemos ter o cuidado que o tema merece ao trazê-las ao público. Hoje temos um gestor para o projeto, uma consultoria contratada e validamos o que já fazíamos, trouxemos ações novas, e inclusive faremos pesquisas durante o evento para levantamento de indicadores que possam nos auxiliar em metas para os próximos anos. Estamos comprometidos em fazer com que este projeto tenha o engajamento de todos os nossos recursos humanos e parceiros tanto na ABAV Nacional quanto na Expo, inclusive no Comitê ABAV Expo de Inteligência, onde este propósito ressoou com os membros. Queremos estender o convite e o exemplo destas práticas para todos do Turismo, disponibilizando a experiência que estamos adquirindo nesta jornada”, explica a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.

Entre as práticas confirmadas para o evento até este momento, haverá impressão de credenciais com papel semente para plantio posterior de temperos, porém a ABAV incentiva o uso da credencial via Código QR em aparelhos móveis em detrimento de qualquer impressão.

Turismo na Veia inicia este ano. É um projeto de doação de sangue da ABAV Nacional, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur RJ) e Hemorio, que recolherá dezenas de litros que ajudarão inúmeras pessoas.

 

Estão previstas contratações de profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos e diversos para funções variadas no evento, visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, com duas saídas diárias. Para fazer parte, o visitante deve indicar no pré credenciamento que é PCD, o que já o qualificará para receber informações sobre horários.

Para quem tem limitações de mobilidade, no estacionamento haverá carros RXV com motorista para trazer as pessoas até o credenciamento, onde poderão pegar uma scooter para visitar o evento internamente. As scooters já terão velocidade máxima controlada para garantir a segurança de todos os visitantes do evento.

Haverá também uma EcoPista na entrada da área de capacitações, treinamentos e painéis, ABAVTalks, que captará a energia do movimento de transeuntes pelo piso para diferentes usos, economizando energia que seria usada para os mesmos fins.

Para um maior engajamento com a Jornada ABAV ESG, a arena Inovabilidade trará painéis com temas pertinentes ao assunto com apresentações gratuitas aos visitantes credenciados no evento.

Na Prática traz voluntários de diversas áreas para trabalhos no evento, com ajuda de custo.

A ABAV Nacional também disponibilizará um selo para expositores que este ano trarão práticas sustentáveis ao evento ABAV Expo.

Será o Selo1. Início da Jornada.

Mais um incentivo a todos os que querem caminhar junto por um mundo mais sustentável.

Outras ações devem ser promovidas e implementadas ainda no evento deste ano e estão em fase de confirmação, outras a médio e a longo prazos, em uma trajetória de comprometimento com as gerações futuras e com formas mais sustentáveis de promover e fomentar o Turismo através de grandes eventos.

A validação das práticas, levantamento de indicadores e formatação de um projeto que seja adaptável às diversas condições da cadeia do Turismo e de um grande evento como a ABAV Expo, está sendo formatada com a consultoria da ECOE, que já atua em projetos ESG com redes hoteleiras e que estará expondo no evento.

Para fotos acesse aqui

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. Globalmente, a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE, realizada em junho de 2021.

Em 2021, retornou à sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação da Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.

Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.

Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

 

Redes Sociais & Newsletter

A ABAV Nacional está presente no Instagram, Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn e TikTok e usa a #abavnacional

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo