Geral

ABIHPEC solicita ao Ministério da Fazenda e aos Governadores dos estados e do DF, a desoneração tributária dos repelentes

Em resposta à crise epidemiológica da dengue, a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – solicitou ao Ministério da Fazenda e aos governadores dos estados e do DF, a desoneração dos impostos que incidem sobre os repelentes. O pedido tem por objetivo contribuir para o combate à doença que já superou os 2,7 milhões de casos e, infelizmente, os 1.116 óbitos em nosso país.

Atualmente, a carga tributária sobre os repelentes ultrapassa os 30%, incluindo impostos federais e estaduais. A ABIHPEC propôs a eliminação do PIS/COFINS sobre esses produtos, bem como a completa desoneração do ICMS em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A associação defende que tal desoneração seja feita de forma imediata, para que seus efeitos possam beneficiar a população que precisa de acesso ampliado a tais produtos, o quanto antes.

“Diante do momento crítico e da necessidade de medidas eficazes para prevenir a propagação de doenças transmitidas por mosquitos, principalmente diante da criticidade da epidemia de dengue, a ABIHPEC reforça a urgente necessidade de redução da carga tributária sobre repelentes para tornar o produto mais acessível à população em geral, especialmente para aqueles em vulnerabilidade econômica, e incentivar o uso preventivo, contribuindo para a proteção da saúde pública em todo o país”, afirmou João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

A entidade defende que o uso preventivo de repelentes também contribui para redução dos custos com o sistema de saúde. Ao evitar a picada do mosquito transmissor, há menos ocorrência de casos da doença, reduzindo a demanda por atendimento médico e internações hospitalares.

A desoneração sugerida estimulará a produção e o comércio de repelentes por mais empresas do setor, resultando no aumento da oferta e, consequentemente, na redução de preços do produto. Além disso, uma desoneração, mesmo que provisória, traria benefícios imediatos de enfrentamento e combate à epidemia que estamos enfrentando, ampliando acesso da população aos repelentes.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

49 minutos ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

49 minutos ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

49 minutos ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

49 minutos ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

49 minutos ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

49 minutos ago