Empreendedorismo

Abrasce: 1.027 marcas inauguram novas lojas em shoppings do país no primeiro trimestre de 2024

Segmentos de alimentação & bebidas e vestuário tiveram os maiores destaques

São Paulo, 28 de junho de 2024 – Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que 1.027 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no primeiro trimestre deste ano, representando um crescimento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 831 marcas anunciaram inaugurações.

De cordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, os segmentos que mais expandiram entre janeiro e março foram: Alimentação e Bebidas (31%), Vestuário (16%), Entretenimento (6%), Perfumaria e Cosméticos (5%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Serviços Estéticos (4%), Calçados (3%), Relojoaria e Joalheria (3%), Telefonia e Acessórios (3%), Acessórios (3%) e Outros (19%).

A seguir estão as 10 primeiras colocadas, entre as 1.027 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 1T24, que mais inauguraram novas unidades entre todos os segmentos mapeados: 1ª Milky Moo (Alimentação e Bebidas), 2ª Fini (Alimentação e Bebidas), 3ª Vivara/Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria), 4ª Chiquinho Sorvetes (Alimentação e Bebidas), 5ª Box Mania (Entretenimento), 6ª Pandora (Relojoaria e Joalheria), 7ª Gelato Borelli (Alimentação e Bebidas), 8ª Outback (Alimentação e Bebidas), 9ª BYD (Venda e Locação de Veículos) e 10ª CVC Viagens (Agências e Serviços de Viagens) e KFC (Alimentação e Bebidas).

Vale destacar que, das 10 marcas que mais fizeram inaugurações de lojas, seis são estreantes em shoppings: Chiquinho Sorvetes, Box Mania, Gelato Borelli, Outback, BYD e CVC Viagens.

Destaques por segmento – Entre as 1.027 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 1T24, dois segmentos se destacaram por terem lojas inauguradas acima da média e por possuírem abrangência em pelo menos mais de uma região.

O segmento de Alimentação e Bebidas alcançou a 1ª colocação, com 31% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 320 marcas diferentes foram identificadas, sendo que as franquias representam a grande maioria. Entre os destaques, estão: Milky Moo, Fini, Chiquinho Sorvetes, Gelato Borelli e Rede KFC.

O segmento de Vestuário ocupou a 2ª colocação, com 16% de representatividade entre as marcas que mais inauguraram lojas em shoppings. No total, 163 marcas distintas foram mapeadas, e entre as que mais se destacaram neste trimestre estão: Live!, Farm, Hering, Loungerie e Reserva.

“É extremamente positivo ver o crescimento das marcas expandindo suas operações em shopping centers, atraídas por um ambiente dinâmico e em constante evolução. Hoje, os shoppings são muito mais do que espaços de compras, são centros de convivência e conveniência, oferecendo uma ampla gama de opções de lazer, entretenimento e serviços. Esse novo modelo de negócios tem sido um grande atrativo para os players, que veem cada vez mais oportunidades de proporcionar experiências únicas aos consumidores. A resiliência e adaptabilidade do setor, mesmo diante dos desafios econômicos de 2023, são um indicativo claro do potencial de crescimento sustentável do setor”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Empresa alemã inaugura nova sede no Brasil

O mercado nacional de robótica está crescendo de forma acelerada, segundo o Mapa do Ecossistema…

2 horas ago

Cesar Menotti e Fabiano se apresentam na Fazenda Churrascada Curitiba

A dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano desembarca em Curitiba no próximo dia 24 para…

3 horas ago

Shopping Mueller conquista Prêmio Abrasce com o icônico Aqua Boat

Recriado em 2023, o icônico Aqua Boat Mueller – caiaque que conquistou uma geração nos anos 90,…

3 horas ago

O que se aprende em um curso de informática?

A informática é uma área vasta e essencial no mundo moderno, permeando quase todos os…

3 horas ago

Quais cursos online posso fazer para trabalhar na área da saúde?

O setor da saúde é um dos campos mais promissores e em constante crescimento no…

3 horas ago

Copel antecipa obras e vai entregar 5 novas subestações em 2024

Com a execução de obras em todo o Paraná, a Copel terminou o primeiro semestre…

4 horas ago