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Empreendedorismo

Abrasce reforça seu compromisso com a sustentabilidade e anuncia adesão ao Pacto Global da ONU em último dia do 18° Congresso Internacional de Shopping Centers

O terceiro e último dia da 18ª edição do Congresso Abrasce foi marcado por um importante anúncio da Associação Brasileira de Shoppings Centers. Glauco Humai, presidente da entidade, anunciou a adesão ao Pacto Global da ONU, iniciativa que reúne empresas e associações de todo o mundo que estão comprometidas com a implementação de princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“Ao assinar este Pacto, a Abrasce fortalece o seu comprometimento em alinhar as suas estratégias e ações com esses princípios, promovendo práticas cada vez mais sustentáveis e enaltecendo a ética da associação. Esse compromisso não é apenas um marco para a entidade, mas também para todos os nossos associados. Juntos, temos a oportunidade de liderar pelo exemplo, influenciar positivamente pelas nossas atitudes e assim contribuir para um mundo mais justo e sustentável”, destacou Humai, durante a solenidade de adesão.

Congresso – O terceiro dia também foi composto por importantes palestras com conteúdos sobre inteligência artificial, redes sociais, filosofia, comportamento de consumo, uma boa dose de humor e o tradicional painel dos empreendedores com importantes nomes do setor. Os temas se dividiram em seis talks ao longo da manhã e início da tarde.

O cientista cognitivo, professor da PUC e futurólogo Diogo Cortiz, em conjunto com o fundador e CEO da DM Rock André Almeida trouxeram, para a abertura do dia, uma discussão sobre o impacto e o potencial transformador da inteligência artificial (IA). “Estudos mostram que a IA generativa pode aumentar o PIB global em 7% nos próximos dez anos”, descreveu Cortiz durante sua fala. Exemplos práticos de uso da tecnologia foram apresentados, mostrando como ela pode otimizar campanhas de marketing e gestão de produtos, aumentando a produtividade e assertividade nas decisões empresariais. Além disso, os painelistas enfatizaram que a habilidade de interagir eficazmente com a IA, conhecida como “engenharia de prompt”, será essencial no futuro.

Ainda no tema tecnológico, o segundo painel do dia contou com a presença de Luís Daniel Barbosa Coelho, chief revenue officer da Sallve, e Fábio Faccio, CEO das Lojas Renner, em uma conversa intermediada pelo fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso. O debate abordou estratégias de integração entre online e offline no setor de varejo, com destaque para a experiência da Sallve, uma marca nativo digital de dermocosméticos, e da Renner, uma marca tradicional de varejo. Faccio destacou o uso de novas tecnologias, como RFID, sigla para “identificação por radiofrequência”, para identificação de produtos em caixas de autoatendimento e assistência via WhatsApp com inteligência artificial para personalizar a experiência do consumidor. A discussão abordou também como o conteúdo gerado pelo usuário e os influenciadores nas redes sociais impulsionam as vendas e fortalecem as marcas e lojas físicas, desempenhando um papel crucial na jornada, como pontos de venda, troca, retirada e geração de conteúdo.

Na sequência, Renato Noguera, filósofo, e Sidarta Ribeiro, neurocientista, deram ênfase na importância de reavaliar nossa percepção do mundo com outros sentidos, como audição, paladar e olfato. Noguera trouxe exemplos culturais que mostram como a organização da vida baseada em sabores influencia relações e emoções, destacando como esses elementos são vitais para a experiência humana. Ribeiro contribuiu com a sugestão da reavaliação de rotinas modernas à luz de hábitos ancestrais, com destaque para a importância do sono, exercício físico, psicoterapia e hobbies como jardinagem.

Andrea Bisker, fundadora e CEO da empresa de inovação Spark:off, e Camila Salek, sócia-fundadora da Vimer Retail Experience, falaram a respeito das transformações no comportamento de consumo, com abordagens sobre as tendências do varejo. Bisker enfatizou o bem-estar pessoal e adaptabilidade, compartilhando sua experiência com estresse, sublinhando a importância do autocuidado; discutindo a “permacrise” e a “epidemia da solidão”, e como os shoppings podem criar comunidades e oferecer experiências significativas. As palestrantes trouxeram exemplos de shoppings inovadores globais, com integração de esportes, convivência e interatividade física e digital. O painel reforçou o papel dos shoppings como espaços multifuncionais, oferecendo produtos, serviços e experiências para diversas gerações.

Com um toque de humor, o ator e apresentador Fábio Porchat foi o responsável pela quinta atração do dia, que abordou diversas histórias divertidas relacionadas a eventos em shoppings. Nos moldes de seu programa de televisão, o apresentador contou com a presença de três líderes de diferentes shoppings para compartilhar histórias cômicas que passaram ao longo de suas carreiras dentro dos malls.

No tradicional painel dos empreendedores, Gabriela Baumgart, presidente do grupo Baumgart; Jaimes Almeida Junior, CEO da Almeida Junior; Renato Feitosa Rique, presidente executivo e membro do conselho administrativo da Allos; e Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe; discutiram estratégias para enfrentar desafios atuais e futuros, enfatizando a importância de atender as necessidades locais e manter uma conexão humana com os consumidores. “A grande missão da nossa construção é a humanização e trazer a inteligência artificial, a digitalização e a tecnologia como ferramentas vitais para agregar à humanização”, descreve Jaimes Almeida Junior.

Como exemplos práticos dessa humanização, foram citados durante o evento as respostas de shoppings às enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul no mês de maio, mostrando o papel social e o envolvimento comunitário dos empreendimentos. “Shoppings viraram um hub de recebimento de doações. Nós temos, sim, uma responsabilidade social, corporativa, com aquela comunidade que nos prestigia diariamente. E, nessa hora, a gente se vira para ela e a gente tem a capacidade de fazer realmente a diferença”, relata Marcelo Carvalho. “Eu tenho certeza do poder de transformação que o setor, unido, pode promover em benefício da nossa sociedade e do nosso país”, completa Gabriela Baumgart.

Sobre projetos de expansão, Jaimes Almeida Junior cita que vê o modelo brownfield (expansão de edificações existentes) para os próximos anos, especialmente dentro do grupo Almeida Junior. O painel ainda mencionou a integração entre o físico e o digital, com lições aprendidas sobre a importância de investir em tecnologia de forma estratégica para reforçar a importância do varejo físico.

Exposhopping – Além dos painéis do Congresso, a Arena Universidade e o espaço Women Talks by Indigo também contaram com conversas inspiradoras durante toda a tarde desta sexta-feira. Na Arena Universidade, a tarde começou com uma conversa promovida pela CLICC (Cámara Latinoamericana da Industria de Centros Comerciales) com a arquiteta Verónica Reed sobre arquitetura, meio ambiente e certificações Leed, que ressaltou a importância de, cada vez mais, pensarmos no design como uma ferramenta para enfrentar possíveis crises climáticas. O espaço também contou com um bate-papo entre Mariana Carvalho, fundadora e curadora da FFX Group e sócia da Ancar Ivanhoe Shopping Centers; Giuliana Morrone, jornalista; e Marco Bebiano, managing director do Google, que debateram sobre os últimos avanços na Ásia e como a região tem se tornado uma referência para a América Latina.

Já na arena Women Talks by Indigo, mulheres fortes e inspiradoras conversaram sobre temas atuais e importantes para o setor. Rebeca de Andrade, sócia da Tourinho Leal Drummond de Andrade Advocacia, recebeu a ministra substituta do TSE, Vera Lúcia Araújo, para uma conversa sobre os principais desafios das áreas jurídicas dos shopping centers. Jussara Calife, trade marketing da Heineken, fechou o dia com uma conversa inspiradora sobre como cultivar uma cultura saudável nas empresas, destacando em sua fala que a cultura positiva leva ao engajamento e, depois disso, o engajamento leva ao sucesso.

Ao longo de três dias, os eventos da Associação Brasileira de Shopping Centers receberam cerca de 15 mil pessoas, além de contar com mais de 100 expositores e patrocinadores. Em termos de volume financeiro, a estimativa é que a Exposhopping tenha movimentado em torno de R$ 5 bilhões em negócios para o setor.

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