Segurança

Ação integrada desativa porto clandestino usado para o tráfico de drogas na fronteira com o Paraguai

As polícias do Paraná desativaram um porto clandestino utilizado como ponto estratégico para o tráfico internacional de drogas em Guaíra, na fronteira com o Paraguai.

A ação faz parte da Missão Paraná e contou com o apoio da Polícia Federal.

A iniciativa é coordenada pela secretaria estadual da Segurança Pública (SESP) e promove operações conjuntas das forças de segurança.

Foram usadas cargas explosivas controladas, garantindo a segurança do entorno durante a detonação.

A estrutura funcionava como local de recepção e escoamento de entorpecentes, sendo considerada uma das principais rotas logísticas do crime organizado.

A demolição visa impedir a reutilização do ponto por criminosos e reforçar o combate qualificado à criminalidade na região de fronteira.

“Essa operação mostra a efetividade da nossa estratégia. Estamos agindo com inteligência e força integrada para neutralizar pontos críticos utilizados por organizações criminosas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira. “A Missão Paraná consolida a presença do Estado com ações concretas e resultados expressivos”, completou.

A operação mobilizou o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Paraná (PMPR), além do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), da Polícia Civil do Paraná (PCPR). 

A Polícia Federal, por meio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), atuou como ponto de apoio e coordenação.

De acordo com o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da SESP, o volume de drogas apreendidas na região de fronteira aumentou significativamente. No primeiro semestre de 2025, foram 349,8 toneladas, alta de 43,78% em relação às 243,2 toneladas registradas no mesmo período de 2024.

COMBATE AO TRÁFICO – Mais de um terço de todas apreensões drogas no Brasil no ano passado foram feitas no Paraná. Segundo o Anuário de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Estado respondeu por 36,5% das apreensões de maconha e cocaína no País em 2024. Foram 769,4 mil kg de entorpecentes (769 toneladas) retirados de circulação do Estado, tanto pelas forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil), quanto pelas forças federais. Em todo o País foram retiradas de circulação cerca de 2,1 milhões de quilos de drogas.

Líder no País em combate ao tráfico, o Estado foi responsável, ainda, por 89,7% das drogas apreendidas na região Sul, sendo o único na região a aumentar os índices em todos os recortes incluídos no levantamento.

O Mato Grosso do Sul, que é o segundo estado com o maior número de apreensões no Brasil, recolheu 726 mil kg de entorpecentes, 43 mil kg a menos que o Paraná.

2025 – Em 2025, de acordo com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), as apreensões continuam altas. Já foram apreendidas 271 mil kg apenas no primeiro semestre, apenas 11 mil quilos a menos do que Mato Grosso do Sul.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

12 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

12 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

12 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

12 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

21 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

21 horas ago