Integrantes da Associação Comercial do Paraná – ACP participaram de um encontro com o presidente do partido Cidadania no Paraná, ex-deputado federal, Rubens Bueno.
O assunto em pauta foi governabilidade e coalizão, conforme explicado pelo Vice-Presidente da ACP e Coordenador do Conselho Político, Ricardo Cansian: “o modelo de coalizão que vivemos na política nacional ainda é algo de difícil entendimento pela população, por isso convidamos uma pessoa de renome e que sempre esteve presente nas pautas da nossa entidade para abordar o tema”, disse.
Em sua fala, Bueno destacou que o presidencialismo de coalizão se tornou uma cultura na governabilidade brasileira, especialmente por conta dos extremismos na política.
“No Brasil, temos dezenas de partidos, mas torna-se difícil uma consistência, pois eles acabam se tornando pouco relevantes diante do debate político entre esquerda e direita”, avaliou.
Um exemplo trazido por Rubens Bueno foi o do impeachment presidencial, que ocorreu por duas vezes em um curto espaço de tempo no Brasil em um modelo de coalizão. “Este processo trava diversos projetos de governo por anos. O modelo de coalizão existe, praticamente, apenas no Brasil. Outro exemplo claro é o número de emendas na nossa Constituição”, relembrou.
O político ainda fez um comparativo entre o presidencialismo e o parlamentarismo, trazendo as suas particularidades, prós e contras. Porém, deixou claro: “qualquer modelo político será ideal apenas com uma educação de qualidade. Tudo se inicia com a educação”, finalizou.



