A Associação Comercial do Paraná – ACP lançou na presença da Primeira-Dama do Paraná, Luciana Saito Massa, a Campanha Outubro Rosa.
O objetivo é promover a conscientização quanto a importância do cuidado com a saúde das mulheres, da realização de exames preventivos e diagnóstico precoce.
A campanha é uma ação do Conselho da Mulher Empresária e da Câmara Setorial de Saúde da entidade que realiza atividades com empresárias e a população em geral para a realização de consultas e exames de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero.
“Este é um momento de reflexão aos cuidados que devemos tomar diariamente com nós mesmos. Se estamos em muitos aqui hoje é porque é importante ecoar e transmitir para a nossa sociedade as informações necessárias para a realização de exames preventivos enquanto estamos saudáveis, pois sei que ir depois de estar doente não é nada fácil”, disse o presidente da entidade, Camilo Turmina.
Estiveram presentes na cerimônia mais de 160 pessoas que se reuniram para fomentar a necessidade da realização de acompanhamento periódico e preventivo junto aos médicos especialistas.
A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, destacou que a estrutura básica de saúde do município está de portas abertas para que as mulheres agendem suas consultas e exames.
“A Secretaria Municipal de Saúde tem em suas Unidades Básicas de Saúde as portas abertas e uma equipe preparada para que a população possa procurar por estes exames. Mas precisamos dessa multiplicação de esforços da sociedade, como aqui na Associação Comercial do Paraná que sempre levanta essa bandeira, pronta a divulgar a importância de acreditarmos na prevenção e sabermos que ela é importante para ter uma cidade mais saudável e feliz”, destacou.
Também esteve presente na cerimônia o secretário de estado de Saúde do Paraná, César Augusto Neves Luiz, que lembrou as ações do Governo de Estado para a prevenção e tratamento de doenças, além de desmistificar mitos e boatos do câncer e apoiar a realização de exames e cuidados preventivos.
“Um assunto dessa importância deve ser falado exaustivamente, nós temos de desmitificar essa doença e abrir cada vez mais o diagnóstico precoce porque só assim teremos mães, chefes de família e influenciadoras de nossa sociedade presentes em nosso meio, pessoas que são importantes para toda a sociedade”, lembrou.
Já a Primeira-Dama lembrou das ações do outubro rosa realizadas pelo Governo do Estado e falou da importância da mulher para as famílias e para a sociedade.
“Quanto mais a gente falar e incentivar a prevenção mais vidas serão salvas e para isso, nós temos que mostrar os caminhos porque, afinal, a prevenção é sempre o melhor caminho. Parabéns a ACP pela linda e importante iniciativa que é tão importante para toda a sociedade e não apenas para as mulheres porque quando alguém adoece, a família inteira adoece também”, reforçou.
A próxima ação da campanha será realizada na próxima segunda-feira (3) às 10 horas da manhã no calçadão da rua XV de Novembro, em frente da ACP, com orientações médicas e a participação da banda da Polícia Militar do Estado do Paraná.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…