Cidade paraguaia também está em processo de industrialização foto ACP
“É uma honra para a ACP receber todos aqui, neste dia em que recebemos este jovem gestor, que está transformando Ciudad del Este. Agradeço também a Leonardo Petrelli, um empresário visionário e realizador à frente do seu tempo; e um reconhecimento especial a Darci Piana, um líder equilibrado, capaz de costurar e administrar com maestria este estado pujante, sempre em busca de melhores resultados”, disse o Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, em sua fala de abertura.
“Apesar da proximidade geográfica, ainda há muito a avançar na construção de negócios possíveis entre o Paraná e o Paraguai. Nossa gratidão ao Prefeito Miguel pela sua capacidade de mostrar caminhos, conectar pessoas e facilitar o desenvolvimento”, encerrou.
Miguel Prieto iniciou sua trajetória política no âmbito da administração municipal de Ciudad del Este, sendo eleito vereador aos 26 anos. Em seguida, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ciudad del Este e, diante da ausência de uma liderança consolidada no Executivo municipal, lançou sua candidatura à prefeitura. Nas eleições municipais de 2019, saiu vitorioso contra os candidatos dos partidos tradicionais, consolidando uma reconfiguração do cenário político local.
Em sua palestra na ACP, o prefeito Miguel Prieto Vallejos compartilhou sua trajetória e visão para o futuro do Paraguai. Oriundo do comércio, ele cresceu em uma loja e acompanhou de perto o esforço de seus pais, comerciantes, para construir um negócio sólido. Foi na faculdade que começou a se envolver na política, e, desde então, sua vida seguiu esse caminho. Hoje, ele lidera um processo acelerado de transformação econômica em sua cidade e no país.
“Antes visto apenas como um centro comercial, hoje o Paraguai está passando por uma profunda mudança. Seu posicionamento geográfico estratégico permite um desenvolvimento diferenciado em relação ao restante do país. Atualmente, o país está se industrializando a passos gigantes, deixando para trás a imagem de um local voltado apenas para o comércio informal”, iniciou.
Segundo ele, o Paraguai está estrategicamente localizado próximo a três aeroportos internacionais, e apresenta algumas vantagens competitivas para investidores.
Uma delas é o fato de ser um dos países mais atrativos da região para investimentos, devido a seu esquema tributário altamente competitivo. Com um IVA de apenas 10% e imposto de renda também em 10%, o ambiente de negócios se torna favorável para empresas que desejam expandir suas operações.
Em seguida, o Presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, falou aos presentes.
“Como grupo de comunicação, nosso propósito é conectar pessoas, setores e comunidades, dando luz àqueles que têm mensagens importantes para a sociedade. Vemos no Paraguai um país coirmão, com muito a contribuir para o desenvolvimento do nosso estado e inúmeras oportunidades a serem exploradas”, citou.
“É sonhando que construímos um novo país, e Miguel, assim como nosso governador Ratinho Junior, é um jovem político que carrega grandes sonhos. Temos orgulho de ter contribuído para a ascensão do nosso governador e seguimos comprometidos em abrir frentes para novas ideias e projetos que impulsionem o empreendedorismo e o desenvolvimento. O Paraguai tem dado sinais claros de desburocratização, crescimento e simplificação de processos, um caminho que pode inspirar e fortalecer ainda mais nossa parceria”, resumiu.
“Hoje celebramos a longa parceria entre o Paraná e a República do Paraguai, uma relação marcada pela história, pela cooperação e pelo desenvolvimento. Compartilhamos não apenas três biomas, mas também grandes obras de infraestrutura, como a Itaipu Binacional e as pontes que nos unem — em breve, serão três. Além disso, cerca de 30 mil estudantes brasileiros de medicina são acolhidos com respeito e hospitalidade em Ciudad del Este. Miguel traz uma contribuição emblemática ao fomentar um ambiente de negócios cada vez mais saudável e promissor, abrindo as portas do Paraguai para novas oportunidades e parcerias estratégica”, falou Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira (Idesf).
Para o Vice-Governador Darci Piana, o Paraguai vive um novo momento, sendo hoje o país que mais cresce na América Latina, com números extraordinários.
“É um grande parceiro do nosso estado, e essa relação se fortalece a cada dia. O Paraná é o maior exportador para o Paraguai e também o que mais importa entre todos os estados brasileiros, refletindo nossa forte conexão econômica. Este encontro amplia as oportunidades de relacionamento e reforça a importância de caminharmos juntos como vizinhos de fronteira e irmãos. Quem se senta à mesa para discutir o que tratamos aqui hoje certamente sairá com novas possibilidades e grandes oportunidades. Nosso respeito e admiração pelo Paraguai são imensos”, falou.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…