fotos ACP-Comunicação
Escrito por ACP
A Associação Comercial do Paraná – ACP recebeu nesta quinta-feira (13) o economista e professor José Pio Martins, que ministrou a palestra “Considerações sobre a Política, Poder e Economia”.
O evento foi aberto para o público em geral e trouxe reflexões sobre a importância de o empreendedor acompanhar os acontecimentos fora da empresa para a gestão do seu negócio.
“Todos os presentes aqui querem aprender e entender mais sobre as boas práticas. A palestra certamente contribuiu para que a gente pudesse entender, o que está acontecendo e o que está por vir. Assim, entender como o empresariado pode se preparar para as oportunidades e os desafios”, disse o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.
Ao introduzir sua fala, o economista destacou que os problemas são vistos por óticas pessoais e parciais, o que ensina que é preciso olhar para o todo sob outras perspectivas para solucionar as questões.
“Toda e qualquer palestra, assim como qualquer ciência, é um recorte parcial da realidade. Arthur Schopenhauer já dizia que nós não vemos os problemas como eles são, nós vemos os problemas como nós somos. Então na verdade é um problema porque nós todos somos limitados e um recorte da realidade”, disse.
Ele traçou um paralelo da política econômica com o que acontece nas empresas e como as decisões econômicas podem interferir nos negócios de cada um.
“Sendo a economia uma ciência social que tem uma parte mecânica, você também tem a política, a ciência política, o poder e a ciência do poder. Aí você pode começar a entender alguns aspectos da economia porque a política econômica, que é a maneira como a própria sociedade interfere na filosofia econômica, na teoria econômica e no funcionamento dessa grande máquina chamada mundo, país e cidade, tem ligação”, destacou.
Ao final da palestra também foi aberto um espaço para que os participantes pudessem tirar dúvidas e esclarecer pontos como a flutuação do dólar, comércio interno e externo, o produto interno bruto, infraestrutura e a capacidade produtiva do país.
“De tudo o que foi dito hoje é possível traçar um paralelo também com o governo, nós não vemos o governo como ele é, a gente vê como nós somos. Isso também tem relação com o agronegócio, hoje não faz mais sentido falar em rural e urbano, não estamos longe um do outro e não basta apenas saber produzir, é preciso administrar a demanda”, destacou José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar que acompanhou o evento.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…