O deputado Ademar Traiano recebeu oito dos 13 votos da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia Legislativa do Paraná.
O deputado Luiz Claudio Romanelli abriu mão de sua candidatura, alegando que obedecia à orientação partidária ( PSD)
No mês passado manifestou desejo de coerência com os compromissos políticos do governador Ratinho Júnior, após deixar de concorrer a cargos na executiva da casa, que encerra mandato neste ano.
Por sua vez, Ademar Traiano deixa a presidência após dez anos no cargo, negando envolvimento em denúncias de propina para a assinatura de contratos com emissora de televisão, destacando que foi eleito para 11 mandatos de deputado estadual.,
ELEIÇÕES
Nesta terça-feira (10), foram definidos os presidentes, vice-presidentes e membros das comissões permanentes para o biênio 2025/2027. Os integrantes dos grupos parlamentares temáticos foram indicados pelas lideranças e blocos partidários e as novas Comissões, que sofreram poucas alterações em suas composições atuais, iniciam os trabalhos em fevereiro de 2025, encerrando as atividades em 31 de janeiro de 2027.
Nesta data encerram os mandatos dos atuais 54 deputados paranaenses. Com caráter técnico-legislativo ou especializado, as Comissões são permanentes e fazem parte da estrutura institucional da Assembleia.
Elas funcionam com responsabilidade sobre determinada área do interesse coletivo.
As reuniões são públicas, podendo ser acompanhadas por qualquer cidadão.
São compostas por sete membros cada uma; exceto a Comissão Executiva, que é integrada pelo Presidente, 1º e 2º Secretários; e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é composta por treze membros.