fbpx
Educação

Ademicon anuncia quarta edição do Programa Start

Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, anuncia a quarta edição do Programa Start, que tem como objetivo preparar jovens para o cenário profissional durante uma imersão completa nos diferentes setores da empresa e no universo do consórcio. A ação acontecerá entre 22 e 26 de julho, na sede administrativa, em Curitiba.

O programa de treinamento é direcionado a jovens com idades entre 16 e 21 anos, que apresentam potencial para suceder os negócios de suas famílias, envolvidos com a companhia em diversas cidades do Brasil, por meio de suas lojas licenciadas.

Durante a semana, os participantes terão a oportunidade de explorar todas as áreas da empresa, incluindo comercial, marketing, TI, operações, rede e expansão, entre outras. Esse conhecimento será adquirido com a orientação de “padrinhos” e “madrinhas”, que são profissionais experientes e fornecerão explicações detalhadas sobre o funcionamento de cada setor.

Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon, expressou sua satisfação e orgulho em anunciar a quarta edição do Programa Start. “Acredito que, ao capacitar esses jovens, estamos contribuindo não apenas para o crescimento deles, mas também para o futuro do setor como um todo.

A iniciativa se destaca como uma ação educativa, proporcionando uma imersão prática, orientada por profissionais experientes. Assim, a Ademicon demonstra seu compromisso com o desenvolvimento de talentos e a construção de um futuro sustentável para o setor de consórcios no Brasil”, comemora a CEO.

Cenário desafiador

Apesar das melhorias recentes nas taxas de desemprego em diversas faixas etárias no Brasil, em junho deste ano, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou dados mostrando que os jovens entre 14 e 24 anos, que somam 34 milhões (17% da população brasileira), continuam lutando contra as consequências da pandemia.

Diante de barreiras estruturais como baixa escolaridade, alta informalidade e preconceitos relacionados a raça e gênero, a participação desses jovens no mercado de trabalho caiu de 52,7%, em 2019, para 50,5% no primeiro trimestre deste ano. Apesar de uma leve recuperação em estados como Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná, os índices ainda não retornaram aos níveis pré-pandêmicos, mostrando um cenário de recuo significativo em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

“O Programa Start busca ser uma ferramenta eficaz na superação de desafios e na possível melhoria dos números acima, proporcionando aos jovens as habilidades necessárias para se destacarem em um ambiente profissional competitivo e dinâmico, como o atual”, conclui Tatiana.

Histórias de sucesso

Taíssa Helena Bonfin Jacobsen, 19 anos, de Colombo (PR), que participou da 1ª edição do Start, realizada em 2022, contou que sua experiência no programa foi muito enriquecedora. “O Start foi meu primeiro contato com uma empresa de grande porte, e proporcionou uma imersão completa em todas as áreas que compõem a estrutura da Ademicon. Por meio dessa vivência, tive o privilégio de absorver conhecimentos detalhados sobre a empresa, o que contribuiu significativamente para o meu crescimento profissional. Atualmente, desempenho a função de secretária para uma consultora na Ademicon, onde coloco em prática os aprendizados adquiridos durante minha trajetória no programa”, explica a jovem.

Já Gabriela Castilho, 16 anos, de Curitiba (PR), que participou da última edição do projeto, em 2023, achou incrível participar do Start, e não queria que a experiência acabasse. “A iniciativa me ajudou a entender como funciona uma grande empresa, em todos os quesitos, seja gestão, segurança, dinâmica, lucro, etc. Acredito que o projeto tenha ajudado os jovens a abrirem a mente em relação a profissões, construção de carreira e salários dentro de empresas; conheço diversas pessoas que participaram do Start e realmente abriram um leque de opções novas de profissão e funções em áreas que querem seguir. É notável a influência que o projeto causa nos jovens, e creio que no decorrer dos anos e das novas edições o impacto seja cada vez maior não só nos participantes, mas também em todos que estiverem ao redor vendo a evolução acontecer”, finaliza a participante.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo