fbpx
Empreendedorismo

Gerdau é destaque na premiação Melhores e Maiores da Exame

Companhia é a campeã da categoria de Siderurgia, Mineração e Metalurgia pelo 3º ano consecutivo em tradicional prêmio da economia e dos negócios do Brasil

São Paulo, 14 de setembro de 2023 – A Gerdau foi a grande vencedora da 50ª edição do Prêmio Melhores e Maiores, promovido pela Exame, na categoria Siderurgia, Mineração e Metalurgia. O Melhores e Maiores da Exame, tradicional prêmio da economia e dos negócios do Brasil, acontece desde 1974 e reconhece as principais empresas do País em 16 categorias setoriais. A premiação avaliou os indicadores financeiros das organizações e suas práticas ESG em 2022. A edição deste ano também mergulhou no passado para debater o futuro e contou as histórias das companhias que mais se destacaram ao longo dos últimos 50 anos.

Na cerimônia, realizada na noite desta quarta-feira (13), em São Paulo (SP), o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, dividiu o reconhecimento, recebido pelo 3º ano consecutivo, com os mais de 36 mil colaboradores e colaboradoras, que contribuem de forma ativa para construir o futuro dessa empresa centenária. “É com muita alegria que recebemos esse reconhecimento. A Gerdau está no melhor momento da sua história e, mesmo frente a um período desafiador, seguimos entregando resultados sólidos, gerando valor para seus stakeholders. Nosso compromisso é fazer parte das soluções aos desafios da sociedade e essa premiação demonstra que estamos no caminho certo, agregando e reforçando o papel do aço na construção de um futuro ainda mais sustentável”, pontua Werneck.

A conquista do prêmio “Melhores e Maiores”, na categoria Siderurgia, Mineração e Metalurgia é reflexo dos resultados apresentados pela Gerdau no último ano. A Companhia encerrou 2022 com uma marca histórica ao registrar sua maior receita líquida anual, de R$ 82,4 bilhões e o segundo melhor Ebitda ajustado anual, que totalizou R$ 21,5 bilhões. “A Gerdau registrou, em 2022 mais um ano extraordinário, demonstrando a capacidade da empresa de se transformar e seguir compartilhando valor com seus clientes e demais stakeholders, oferecendo ao mercado produtos e serviços ainda mais inovadores e sustentáveis”, reforça Werneck.

Para esta edição do prêmio Melhores e Maiores, a EXAME contou com uma metodologia exclusiva desenvolvida pelo Ibmec, uma das principais escolas de negócios do Brasil, para avaliar as empresas de setores diversos da economia. Uma comissão escolhida pela direção da EXAME validou os resultados para chegar às melhores empresas do ano. A premiação levou em conta não só os indicadores financeiros e contábeis, mas também o crescimento das empresas e boas práticas sociais, ambientais e de governança.

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo