Esporte

Adversário do Inter, Rikelme inspira jovens e se torna símbolo do Cuiabá na formação de jogadores

Jogador, de 20 anos, é o titular do técnico António Oliveira na lateral esquerda do Auriverde

Quando a bola rolar neste sábado, às 16h, para Inter e Cuiabá, no Beira-Rio, os olhares serão especiais para Rikelme, sobretudo, dos garotos mato-grossenses que têm o sonho em se tornar jogador de futebol. Isso porque o jovem, de 20 anos, serve como espelho para a nova geração de atletas do Mato Grosso e é tratado pelo time auriverde como um dos principais símbolos na virada de chave que o clube espera implementar na formação e revelação de jogadores do futebol mato-grossense.

Nomes como o lateral direito Igor Vinícius, hoje no São Paulo, o goleiro Fábio e o lateral esquerdo Diogo Barbosa, no Fluminense, o meia Éverton, na Ponte Preta, o atacante Brenner, na Udinese-ITA, o zagueiro Rafael Tolói, no Atalanta-ITA, são naturais do Mato Grosso, mas tiveram que sair do Estado para poder iniciar suas carreiras em outros clubes pelo país.

A ideia agora é fazer com que os meninos mato-grossenses enxerguem no Cuiabá o seu destino certo para dar os primeiros passos no futebol. A ambição auriverde é não só abrir as portas para os jovens locais e gerar vitrine a eles na elite do futebol brasileiro, gerando assim mais craques mato-grossenses para o futebol mundial e transformando o Cuiabá em uma grife nacional e mundial, como também apostar nas raízes dos garotos para que se crie uma maior identificação desses jovens jogadores com o clube.

Desde novembro do ano passado, o Cuiabá adquiriu o Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF. O selo colocou o Dourado como o primeiro time mato-grossense a adquirir o documento junto à entidade nacional. Regulamentado em 2012 pela CBF, o selo de Clube Formador premia os clubes que cumprirem quesitos exigidos pela entidade máxima do futebol brasileiro.

Alguns deles são a participação em competições oficiais, apresentação de documentos, e proporcionar assistência técnica, médica, psicológica e educacional aos jovens atletas. O certificado garante ainda benefícios como o registro dos contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, o direito de preferência na renovação e requerimento de indenização caso o atleta se transfira a outra equipe.

“O grande projeto do Cuiabá é ser uma das referências do país na formação de atletas. Estamos trabalhando arduamente para isso, investindo em estrutura física e humana e aprimorando os processos internos para que os jovens tenham o melhor desenvolvimento possível. O próximo passo é intensificar a observação e captação de talentos nascidos aqui no estado, pois queremos formar os nossos ídolos dentro de casa. Esse é o nosso maior sonho e vamos realizá-lo”, afirmou Cristiano Dresch, vice-presidente do Dourado.

“A gente sabe que um atleta local, formado em casa, tem uma identificação muito mais forte com o clube e com o estado. Temos o Rikelme como maior exemplo. Um atleta de alto nível, formado integralmente na nossa base e que nos orgulha muito. E nós temos a certeza de que ainda vamos ter muitos jogadores como ele. A mensagem que queremos passar é a de que qualquer criança pode se tornar um Rikelme, e nós vamos buscar oportunizar o máximo de talentos locais que for possível”, completou o diretor.

Lateral já marcou gol neste Campeonato Brasileiro

São apenas nove partidas no Brasileirão, mas é inegável que Rikelme tem conquistado a confiança do técnico António Oliviera. O lateral esquerdo assumiu a titularidade na 7ª rodada e não saiu mais da equipe.

Seu principal momento foi o primeiro gol no time profissional, o terceiro da equipe, na vitória sobre o Santos por 3 a 0, na Arena Pantanal, que o tornou o jogador mais jovem a marcar pelo clube na Série A do Brasileiro. Ele também possui uma assistência até o momento.

Natural de Cuiabá e formado integralmente na base do clube, o lateral foi destaque no título do Brasileirão de Aspirantes de 2022 e nas boas campanhas do Dourado na Copa São Paulo e no Campeonato Brasileiro Sub-20 este ano, antes de ser promovido para o grupo profissional.

Além disso, ele também foi convocado para a seleção brasileira sub-20, em abril, tornando-se o primeiro jogador da história do Cuiabá – em todas as categorias – a ser convocado.

“Cheguei na base aos 15 anos e vivi toda essa evolução. Acompanhei e vivenciei o crescimento do clube, e sou testemunha de como as coisas mudaram para melhor. Pude me desenvolver como atleta e como ser humano, aprendi muita coisa e isso só foi possível pela estrutura que o clube está proporcionando. Se hoje estou realizando os meus sonhos e os da minha família, é graças ao Cuiabá e sempre vou ser grato por isso. É motivo de muito orgulho representar o time da minha cidade”, afirmou o camisa 20, que iniciou no clube como meia-atacante, antes de iniciar a transição para a posição de lateral esquerdo.

A imagem de Rikelme, inclusive, foi usado em outdoor na escolinha do Cuiabá, localizada na Beira-Rio, na capital mato-grossense. Para os garotos com idade entre 6 e 14 anos essa é a porta de entrada para tentar trilhar um caminho rumo a profissionalização no clube.

É da escolinha que uma equipe técnica seleciona os destaques para integrarem as divisões de formação – a partir da categoria sub-11. “O futuro do Cuiabá passa diretamente pelos investimentos na base e pelos nossos planos para a escolinha. Temos um projeto de ampliá-la, criar polos dentro de Cuiabá e por todo o estado de Mato Grosso”, concluiu Dresch.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

3 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

4 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

4 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

4 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

4 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

4 horas ago