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Empreendedorismo

Afrolab Moda by Instituto C&A 2022 irá selecionar 12 marcas de joias, semijoias e bijuterias de empreendedores negros e indígenas

O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – e a PretaHub – hub de criatividade, inventividade e tendências pretas responsável pela Feira Preta -, se unem para lançar a 2ª edição do Afrolab Moda by Instituto C&A — programa voltado para apoiar e impulsionar as potências empreendedoras negras e indígenas da moda.

Lançado em 3 de maio, esta edição do programa irá selecionar 12 marcas de joias, semijoias e bijuterias de todo o Brasil. As inscrições podem ser realizadas pelo site até 12 de maio.

Os 12 negócios selecionados passarão por um intenso processo de desenvolvimento, capacitação e aprendizagem.

Além disso, todos os participantes serão convidados a expor suas marcas e produtos no Festival Feira Preta, que será presencial, em São Paulo.

Ao final do programa, quatro deles serão escolhidos para desenvolver uma coleção inédita da C&A, por meio da comercialização no marketplace da varejista de moda, o Galeria C&A.

Esta é a segunda edição Afrolab Moda by Instituto C&A, agora com o objetivo destacar empreendedores do segmento de bijuterias, jóias e semijórias.

 “A continuidade do Afrolab, este ano, mostra que ainda há diversos segmentos dentro da própria moda que podem ser explorados e sabemos que a inclusão produtiva de empreendedores negros, indígenas é mais desafiadora. Por isso, o objetivo não é oferecer apenas conteúdos teóricos de formação, mas também criar oportunidades para venda e acesso a um mercado de moda mais amplo”, comenta Gustavo Narciso, Diretor Executivo do Instituto C&A.

Edital

Podem se inscrever empreendedores que se autodeclarem negros e indígenas, com CNPJ ativo que atuem nos segmentos de joias, semi joias e bijuterias, residentes de todo o território brasileiro, que trabalhem com produtos autorais e que sejam maiores de 18 anos. Não há necessidade de já ter trabalhado com o Instituto C&A ou participado de outros editais. Além disso, pessoas com vínculos empregatícios com a C&A, com o Instituto ou com a Feira Preta, serão desclassificadas.

Após o lançamento do edital e a seleção das 12 marcas, a chamada Trilha Feira Preta¸ será composta por uma série de encontros de preparação para participação no Festival da Feira Preta, maior evento de fomento ao empreendedorismo negro da América Latina, com todos os custos de vinda para São Paulo, hospedagem e alimentação, cobertos pelo Instituto C&A.

Ao final da imersão, os 12 empreendedores serão convidados a participar de um desafio e, dentre os participantes, quatro serão selecionados compor coleção inédita com a C&A.
“Este Afrolab é uma oportunidade não só de darmos continuidade no fortalecimento de empreendedores pretxs, periféricxs e indígenas que atuam no ecossistema da Moda, como também uma oportunidade de honrarmos nossos ancestrais. Com os conhecimentos trazidos do continente africano, a ourivesaria foi o ofício que concentrou o maior número de pessoas negras. As joias crioulas que, por exemplo, foram produzidas naquela época e ornamentavam os pulsos, colos e orelhas das negras das irmandades baianas e mineiras, hoje inspiram muitas joias atuais.” explica Adriana Barbosa, CEO PretaHub.

 

Acesso ao edital completo e inscrições estão neste link.
Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua no fortalecimento de comunidades por meio da moda no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social. A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Com 30 anos de história o instituto tem como principal objetivo atuar com o impacto positivo na sociedade por meio de projetos e ações voltados para comunidades periféricas, LGBTQIA+, mulheres negras, refugiados e migrantes. Saiba mais no site.
Sobre o PretaHub

A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade — e um mercado — que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais no site.

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