Rafael e Laerte Cropolato, na propriedade da família localizada na comunidade de Lageadinho, em Cerro Azul
Durante a rodada de negócios, Rafael caprichou na apresentação do mel e dos cosméticos para conquistar, não só o Mercado Municipal, mas também grandes redes de supermercados, que possuem negócios na Capital e Região Metropolitana.
Márcio Tadashi Ueno, coordenador de Hortifruti e Granjeiros do Condor Super Center, afirma que para vender produtos para a rede não é necessário só uma boa apresentação, mas também um padrão de sanidade e qualidade boa, e um bom preço. Segundo ele, durante a rodada, fechou a comercialização de uma mandioca congelada, também vinda de Cerro Azul, no Vale do Ribeira.
“Não precisa ter grande produção para vender para a rede de supermercados. O pouco também a gente compra. Compramos também dos pequenos produtores e temos as portas abertas para bons negócios, para todos”, completou.
Além do mel e da mandioca, a ponkan é símbolo do município de Cerro Azul e importante para toda a região do Vale do Ribeira. E, de acordo com o consultor do Sebrae Paraná, Ivan Evangelista, a parceria com a prefeitura tem, justamente, o propósito de aproximar o grande potencial de produção de alimentos da região com possíveis novos mercados consumidores.
“A rodada de negócios da agricultura familiar de Cerro Azul permitiu romper a distância entre o agricultor familiar do município e as redes de mercados da grande Curitiba. O intuito desta ação foi estimular a prática da negociação, despertar o interesse comercial comum entre as partes e promover conexões e geração de negócios visando ampliar a renda e fortalecer a economia local”, acrescentou Ivan.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional da prefeitura de Curitiba, Luiz Dâmaso Gusi, destacou o trabalho integrado das instituições que apoiaram a rodada de negócios. Além do Sebrae e da Prefeitura de Cerro Azul, referiu-se também a Prefeitura de Curitiba, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e o Pró-Metrópole.
“Formamos um conjunto de suporte dos agricultores, através do trabalho integrado destas instituições. Hoje, como prefeitura, temos dois papeis aqui: dar suporte para que os agricultores familiares da Região Metropolitana acessem mais mercados na Capital. E também como compradores, porque a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, através do Armazém da Família, é um importante comprador institucional da agricultura familiar”, observou. Ele acrescentou que constância, volume, qualidade, e permanência são qualidades que a Secretaria busca, na hora de fazer negócio com agricultores familiares.
Alexandre Briguetti, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cerro Azul, lembrou que além do convênio de cooperação com o Sebrae para fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura de Cerro Azul também desenvolve em parceria com o Sebrae projetos de desenvolvimento do turismo e do registro da ponkan como produto de Indicação Geográfica (IG).
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