Empreendedorismo

Agricultores familiares de Cerro Azul ampliam mercado em Curitiba

Durante a rodada de negócios, Rafael caprichou na apresentação do mel e dos cosméticos para conquistar, não só o Mercado Municipal, mas também grandes redes de supermercados, que possuem negócios na Capital e Região Metropolitana.

Márcio Tadashi Ueno, coordenador de Hortifruti e Granjeiros do Condor Super Center, afirma que para vender produtos para a rede não é necessário só uma boa apresentação, mas também um padrão de sanidade e qualidade boa, e um bom preço. Segundo ele, durante a rodada, fechou a comercialização de uma mandioca congelada, também vinda de Cerro Azul, no Vale do Ribeira.

“Não precisa ter grande produção para vender para a rede de supermercados. O pouco também a gente compra. Compramos também dos pequenos produtores e temos as portas abertas para bons negócios, para todos”, completou.

Além do mel e da mandioca, a ponkan é símbolo do município de Cerro Azul e importante para toda a região do Vale do Ribeira.  E, de acordo com o consultor do Sebrae Paraná, Ivan Evangelista, a parceria com a prefeitura tem, justamente, o propósito de aproximar o grande potencial de produção de alimentos da região com possíveis novos mercados consumidores.

Agricultores familiares de Cerro Azul participam de rodada de negócios no Mercado Municipal

 

“A rodada de negócios da agricultura familiar de Cerro Azul permitiu romper a distância entre o agricultor familiar do município e as redes de mercados da grande Curitiba. O intuito desta ação foi estimular a prática da negociação, despertar o interesse comercial comum entre as partes e promover conexões e geração de negócios visando ampliar a renda e fortalecer a economia local”, acrescentou Ivan.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional da prefeitura de Curitiba, Luiz Dâmaso Gusi, destacou o trabalho integrado das instituições que apoiaram a rodada de negócios. Além do Sebrae e da Prefeitura de Cerro Azul, referiu-se também a Prefeitura de Curitiba, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e o Pró-Metrópole.

“Formamos um conjunto de suporte dos agricultores, através do trabalho integrado destas instituições. Hoje, como prefeitura, temos dois papeis aqui: dar suporte para que os agricultores familiares da Região Metropolitana acessem mais mercados na Capital. E também como compradores, porque a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, através do Armazém da Família, é um importante comprador institucional da agricultura familiar”, observou.  Ele acrescentou que constância, volume, qualidade, e permanência são qualidades que a Secretaria busca, na hora de fazer negócio com agricultores familiares.

Alexandre Briguetti, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cerro Azul,  lembrou que além do convênio de cooperação com o Sebrae para fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura de Cerro Azul também desenvolve em parceria com o Sebrae projetos de desenvolvimento do turismo e do registro da ponkan como produto de Indicação Geográfica (IG).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Férias de julho: Curitiba tem programação especial para toda família

Durante o período de férias escolares, os pais precisam de muita criatividade para manter as…

3 horas ago

Expositores da feira itinerante Londrina Criativa têm presentes personalizados da cidade

Panos de prato, bate-mão e até toalhas de lavabo personalizados com bordados e desenhos característicos…

4 horas ago

Conexões Urbanas tem exposição de grafite, hip hop e até pintura ao vivo no Norte Shopping

Exposição de grafite, live painting, flash tattoo e muito hip hop estão na programação do…

6 horas ago

ACAFE e LIDE SC se unem para propor Lei de Incentivo à Inovação

A edição especial do LIDE Tendências SC, realizada na última sexta-feira (5), no Rooftop Floripa…

6 horas ago

Como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês

Há vários recursos que você pode utilizar para aprender inglês, como por exemplo os recursos…

6 horas ago