fbpx
Empreendedorismo

Profissionais de finanças do Paraná concorrem ao Prêmio Equilibrista e Revelação 2022

A tradicional premiação da área de finanças, que já homenageou diversas personalidades do setor e marcou a carreira de muitos profissionais, neste ano promete ser ainda mais emocionante. O Equilibrista retorna ao modelo presencial, após dois anos em diferentes formatos por conta da pandemia — em 2020 o evento foi realizado de maneira online e em 2021 de maneira híbrida. Em 2022, a celebração acontece no dia 27 de outubro, às 19h e terá como palco o icônico Castelo do Batel que receberá um público de aproximadamente 450 pessoas, entre os premiados e convidados.

Dentre os inscritos para concorrer ao 37º Prêmio Equilibrista, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná selecionou oito cases finalistas, sendo cinco deles para concorrerem ao Prêmio Equilibrista e três para o Prêmio Revelação em Finanças. Segundo o presidente do Instituto, Ricardo Pereira, o papel do CFO e a dedicação na busca por novas soluções foi essencial para a retomada das empresas no mercado.

“Este ano, o Prêmio Equilibrista promete surpreender, estamos retomando o nosso evento de maneira presencial para prestigiar a todos os executivos financeiros que se destacaram pela determinação e persistência diante de um cenário ainda com muitas incertezas, principalmente sob a ótica econômica. Foram selecionados oito cases finalistas, mas com certeza e independentemente do resultado, todos são verdadeiros vencedores”, ressalta o presidente.

Conheça os finalistas ao Prêmio Equilibrista 2022

O Diretor Administrativo e Financeiro da Copel GeT, Adriano Fedalto, foi selecionado como finalista para o Prêmio Equilibrista 2022 por liderar uma gestão financeira diante da maior crise hídrica dos últimos 90 anos e ainda assim alcançar excelentes resultados, sendo considerada, no último ano, uma das melhores empresas do setor elétrico nacional. “Um dos maiores desafios da sua carreira”, segundo ele.

No cargo de CFO (Chief Financial Officer), Celeste Druszcz é responsável pelas áreas de Finanças, Tributária, Controladoria, Jurídico e Tecnologia da Informação na empresa Brose do Brasil. Em um momento em que a controladoria era um tabu para a empresa, Celeste mergulhou nos detalhes das linhas de resultado gerencial e compartilhou esse conhecimento com todas as áreas. Com isso, ela tornou os processos acessíveis a todos, trazendo ganhos em novos projetos e ações de melhorias para toda a companhia.

Atuando como Diretor Financeiro, Administrativo e de RI, da Conasa Infraestrutura S.A., Cláudio Roberto de Leoni Ramos, se destacou pela liderança nos últimos três anos de empresa. O processo transformacional de capacitação e ampliação da equipe financeira rendeu 100% do capital necessário para investimentos contratuais obrigatórios, o que resultou na aceleração do processo de crescimento orgânico.

Guilherme Baptista é CFO na Branco Motores e foi selecionado como finalista ao prêmio em função das ações de implementação do processo de turnaround da empresa, que envolve uma reestruturação completa do negócio. Superando os obstáculos, os resultados foram refletidos em crescimento orgânico, com capital gerado pelo próprio negócio, através de alavancagem operacional e melhoria de eficiência.

Com objetivo de digitalizar o interior do país e reduzir a inadimplência, o Diretor Financeiro do primeiro aplicativo de delivery do Brasil, fundado em Maringá em 2007, Aiqfome, Gustavo de Souza Rangel, estruturou os processos de repasse e antecipação de crédito aos restaurantes da plataforma. A iniciativa representa 30% das vendas em 2022.

Conheça os finalistas ao Prêmio Revelação de Finanças 2022 

Com 15 anos de empresa, Denise Cristina Tozo Baron, atualmente trabalha como Gerente Financeira na Lar Cooperativa Agroindustrial. No início de 2021, em virtude do planejamento estratégico robusto que a companhia redesenhou, foi necessário revisar o mindset da área financeira, traçando uma nova estratégia financeira de longo prazo. As ações planejadas já trouxeram resultados positivos para a companhia, evidenciando que os resultados de longo prazo precisam ser planejados e executados antecipadamente.

Fernando Morozini é Coordenador Financeiro da empresa Santa Maria Cia de Papel e Celulose e atuou na apresentação do projeto de benchmarking de fundo de investimentos, um FIDIC e um fundo de participações ao conselho e acionistas do grupo. O coordenador teve aprovação da proposta e a sua implementação trouxe rentabilidade aos acionistas, liquidez para os negócios, eficiência na gestão de recursos, dentre outros resultados.

O Gerente de Controladoria do Grupo Positivo, Marco Pitta, liderou, junto a outros setores da corporação, o projeto de otimização do organograma societário da empresa, o que trouxe impactos positivos em várias áreas da companhia gerando eficiência operacional e ganhos financeiros. 

Apresentação de Cases 

No dia 03 de outubro, às 18h30, os finalistas apresentarão os seus cases em um evento aberto a todos os associados e interessados em conhecer os resultados alcançados pelos candidatos. Após a defesa dos cases, será aberta apenas aos associados adimplentes do IBEF-PR a votação para a escolha do(a) grande vencedor(a) do Prêmio Equilibrista e Prêmio Revelação em Finanças 2022. O resultado da votação será divulgado no dia 14 de outubro, após realizada a auditoria dos votos pela PwC Brasil.

Neste ano, o evento é apresentado pelo escritório de advocacia consolidado na área corporativa, com ampla atuação em Direito Tributário e Societário Gaia, Silva e Gaede Advogados. Na cota Diamante, a premiação recebe o patrocínio da AllStrategy, empresa especializada em soluções para controladoria e gestão orçamentária. Na modalidade Ouro, estão as empresas PwC Brasil, Valore Elbrus, Banco Safra, KPMG Brasil, Deloitte, Supplier e Sicredi. E na categoria Prata, Grant Thornton Brasil, Valuup e Montebravo.

 

Sobre o IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Lideranças, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF-PR através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.

 

Apresentação dos cases finalistas Prêmio Equilibrista 2022

Data: 03 de outubro

Horário: 18h30

Evento gratuito, ao vivo e online pelo Zoom

Inscrições: l1nq.com/CasesFinalistas03out22

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo