Empreendedorismo

Airbus Brasil e Azul discutem descarbonização no setor aéreo no Energy Summit; Macaúba surge como fonte promissora de SAF

No terceiro e último dia do Energy Summit, um dos maiores eventos globais de transição energética, a Arena Amoveri Hub foi palco de um importante debate sobre “Descarbonização no Setor Aéreo“. A sessão, mediada por Camila Mota, Diretora de Aviação na Vibra Energia, contou com a participação de Gilberto Peralta, Presidente da Airbus Brasil, e Fábio Campos, Diretor Institucional da Azul.

Durante o talking, Peralta destaca que o processo de descarbonização no setor aéreo não é simplesmente uma eliminação de emissões, mas sim uma desfossilização. “A gente vai continuar usando carbono, só que agora, em vez de tirar do solo, do petróleo, vamos retirar da atmosfera através de plantas e outros materiais biológicos. É uma economia circular de carbono,” explicou. Ele afirmou que tecnologias como o Sustainable Aviation Fuel (SAF) serão fundamentais nesta transição, embora a propulsão a hidrogênio seja a verdadeira revolução esperada até 2050.

O Presidente da Airbus Brasil também mencionou o potencial da Macaúba, uma palmeira nativa brasileira resistente à seca, como uma fonte promissora para a produção de SAF. Segundo ele, essa planta pode se tornar um diferencial para o Brasil na busca por alternativas sustentáveis no setor aéreo.

Por sua vez, Fábio Campos ressaltou a percepção pública sobre as emissões da aviação e a realidade dos números. “Enquanto os transportes em geral representam cerca de 25% das emissões de carbono globais, a aviação contribui com menos de 2% dessas emissões. No Brasil, essa porcentagem é ainda menor, menos de 0,02%,” afirmou. Ele sublinhou a importância de considerar esses dados ao discutir a descarbonização e o impacto ambiental do setor aéreo.

O painel no Energy Summit reforçou a necessidade de inovações tecnológicas e de um compromisso contínuo com práticas sustentáveis para alcançar um futuro mais verde na aviação.

Sobre Energy Summit

Energy Summit é um evento global, que acontecerá no Rio de Janeiro, um dos principais ecossistemas do mundo em energia e sustentabilidade. O Energy Summit é o ponto de conexão do ecossistema mundial que discutirá os próximos passos da transição energética e sustentabilidade no mundo. É um evento com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação de energia, setor estratégico e fundamental para o avanço do progresso mundial. O evento reunirá representantes de cinco esferas: governo, universidade, corporações, startups e investidores de risco para garantir a efetiva capacitação, elaboração e implementação do ecossistema no Rio de Janeiro.

 

Saiba mais em: https://energysummit.global/

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

16 minutos ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

5 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

5 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

5 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

10 horas ago

População se surpreende com tecnologia e aprova primeira viagem do Bonde Urbano Digital

O clima dentro do veículo foi de surpresa e entusiasmo. Silêncio, estabilidade e a sensação…

10 horas ago