Alexa e Tanqueray lançam comando para ajudar usuários a prepararem drinks
Inteligência artificial auxiliará a explorar os diferentes sabores do gin
Com o objetivo de elevar a experiência do consumidor, Tanqueray acaba de lançar uma parceria inédita com a Alexa. A inteligência artificial passa a ser a A embaixadora oficial das receitas magníficas, e assim, se junta à Manu Gavassi no time de embaixadores do gin para ajudar a disseminar o estilo de vida da marca e auxiliar seus usuários a construírem um momento magnífico em casa, seja sozinho, com amigos ou com a família.
Para isso, foi desenvolvida uma nova skill: a Inteligência Magnífica de Tanqueray, que estará disponível para todos os usuários da ferramenta a partir do dia 01 de dezembro. Ao ativar o comando “Alexa, brindar ao magnífico”, o consumidor terá acesso a essa nova funcionalidade, que iniciará fazendo algumas perguntas rápidas sobre preferências e sabor. A partir daí, ela dará dicas para o preparo do drink ideal e, ainda, fará sugestões para elevar a ocasião de consumo. Além de sugerir receitas personalizadas, a Alexa também facilitará a compra de ingredientes na Amazon para que o público possa explorar sabores e preparar seus drinks sem ter que sair de casa.
A Inteligência Magnífica de Tanqueray é a primeira skill da Alexa desenvolvida para educar os usuários com interesse em drinks a preparar os seus coquetéis de acordo com suas preferências. Mas o ineditismo da parceria com a ferramenta vai além, pois Tanqueray também assinará as buscas orgânicas por receitas de drinks com gin
“Uma das missões de Tanqueray enquanto marca é estar presente nos principais momentos de celebração de seu público, não só para proporcionar uma experiência única de sabor, mas sobretudo para que essa ocasiões sejam vividas da melhor maneira possível, sempre com responsabilidade. Transformar o comum em algo especial é a ideia da campanha ‘Viva o Magnífico’ de Tanqueray. E a iniciativa em parceria com Alexa ajuda a proporcionar esta experiência especial pros mais de 15 milhões de consumidores que possuem em seus lares acesso ao dispositivo”, comenta Paula Lopes, head de White Spirits e Licores da Diageo, companhia proprietária da marca de gin.
A parceria com a Alexa nasceu de uma demanda identificada em uma pesquisa realizada com consumidores de gin, promovida pela Agência Arc, em 2023. O trabalho apontou que muitos consumidores não sabem executar ou se sentem inseguros para preparar receitas simples em casa, como o clássico Gin Tônica. A agência também lidera a campanha para anunciar a parceria, que ainda conta com a Almap na frente de mídia e a Index, responsável por PR e Marketing de Influência.
“Observando o comportamento do nosso consumidor percebemos um gargalo estratégico: a falta de conhecimento do preparo de drinks. Por isso a oportunidade de aproveitar a Alexa, pareceu a solução ideal para levar receitas de drinks e dicas de momentos magníficos com Tanqueray a mais pessoas de maneira divertida!” comenta Nicole Ortiz, Gerente de Planejamento da Arc.
A campanha se iniciou com um breve teaser durante o segundo final de semana do festival Rock The Mountain, onde a mestre de cerimônia do palco Floresta by Tanqueray trouxe um spoiler sobre a parceria, convidando o público a conferir as redes sociais da marca. Em seguida, Manu Gavassi, Head de Conteúdo de Tanqueray, fará a apresentação oficial da Alexa como embaixadora e explicará como ativar esta nova funcionalidade.
“Um insight muito poderoso chegou a partir do dado referente ao número de usuários ativos da Alexa, o que nos diz que se ela tem muitos seguidores é SIM uma grande influenciadora digital. E assim, transformamos ela em nossa embaixadora para Tanqueray. Logo, criar esse projeto foi empolgante, conectamos inteligência artificial com ocasiões e drinks para os consumidores.” diz Tatiane Piovezam, Diretora de Criação da Arc.
A Inteligência Magnífica de Tanqueray ficará ativa para todos os usuários Alexa, tanto via aparelho quanto via app mobile, por 6 meses. Durante esse período, a ferramenta receberá atualizações sobre os rótulos e poderá funcionar para comunicar novidades da marca em primeira mão e até mesmo distribuir benefícios exclusivos.
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness e Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite o site Diageo. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em DRINKIQ. Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.