fbpx
Empreendedorismo

Alfa Collab lança novo processo para a seleção de startups de crédito

O Hub de Inovação Alfa Collab, programa pertencente ao Conglomerado Financeiro Alfa, acaba de lançar um novo processo de seleção de startups de crédito. O intuito é selecionar dez companhias que tenham sinergia para encontrar, coletar e analisar dados inovadores para análise de crédito de pessoas físicas. As inscrições estarão abertas do dia 11 ao 22 de deste mês, por meio do site do Alfa Collab (https://alfacollab.com.br/desafios/).

Lançado em 2020, o Alfa Collab conta, atualmente, com 31 startups participantes e quanto à participação do novo processo é necessário que as startups sejam capazes, por exemplo, de acessar informações como metadados de smartphones, fluxo de transações de PIX, compras online e outras. Além disso, devem prover um conjunto de metodologias para determinar o perfil de risco de potenciais tomadores de crédito, relacionados à pessoa física, a partir da análise dos dados alternativos não-tradicionais e disruptivos.

Francisco Perez, diretor de Novos Negócios, responsável pelo Hub de Inovação Alfa Collab e pela Área de ESG do Alfa, ressalta que o Alfa é reconhecido pela sua análise de crédito cuidadosa e assertiva. “Não por acaso, a empresa  detém uma das menores taxas de default do mercado financeiro brasileiro. Por isso, essa seleção é uma oportunidade para as startups integrarem o portfólio do Collab e acessarem o atrativo mercado de negócios formado pelas companhias do conglomerado”, complementa Perez.

“Uma startup do segmento de crédito que já faz parte do Alfa Collab é a Size + Zink, que teve sua tecnologia utilizada no produto Alfa PAF Digital, lançado no ano passado para operacionalizar de forma totalmente digital a antecipação de recebíveis para micro e pequenas empresas. Assim, o hub de inovação do Alfa segue a estratégia de ter uma startup integrante com a expertise necessária para auxiliar em alguma empresa ou produto do conglomerado, sendo uma relação benéfica para ambos envolvidos”, explica o responsável pelo Hub de Inovação Alfa Collab.

Entre os dias 25 e 29 deste mês ocorrerá a seleção das startups inscritas para o desafio e a assinatura de NDAs para disclosure de dados, para depois ocorrer o desenvolvimento das análises e a apresentação dos resultados pelas startups participantes, entre os dias 1º e 8 de agosto. Por fim, a deliberação dos melhores cases e convite para ingressar no Alfa Collab será comunicado diretamente às startups  (por e-mail ou telefone) e, posteriormente, publicados no site do programa.

 Sobre o Conglomerado Alfa

O Conglomerado Financeiro Alfa é composto por empresas atuantes em diferentes segmentos financeiros e de seguros e, com vasta experiência e tradição construídas em mais de 95 anos de história, busca a excelência no desenvolvimento de seus negócios, sempre visando relacionamento de longo prazo, tendo o cliente no centro.

Com atuação principalmente nos segmentos de crédito a pessoas jurídicas e físicas, Tesouraria, Administração de Recursos de Terceiros, Private BankingWealth Management, Mercado de Capitais e Fusões & Aquisições, o Conglomerado é formado pelo Banco Alfa, Banco Alfa de Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguradora e Alfa Previdência. Oferecendo segurança, agilidade na resposta e solidez, opera com respeito aos valores éticos e sustentáveis da boa causa ESG, que sempre acompanharam sua trajetória.

Fazem parte do Conglomerado Alfa, também, empresas não financeiras de setores diversificados, tais como hotelaria (Rede Transamérica de Hotéis), materiais de construção (C&C Casa e Construção), agroindústria (Agropalma), águas minerais (Águas Prata), alimentos (Sorvetes La Basque), cultura (Teatro Alfa), comunicações (Rede Transamérica de Rádio) e eventos (Transamerica Expo Center).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo