Primeira empresa brasileira do setor de shopping centers a definir metas de sustentabilidade até 2030, a ALLOS – a mais inovadora plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras do Brasil – anuncia a antecipação das metas de conservação ambiental para quatro de seus shoppings localizados na Bacia Amazônica. A iniciativa nos shoppings da região Norte do país demonstra o comprometimento da companhia em alinhar seus ativos com a agenda de sustentabilidade do maior evento climático do mundo, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá ano que vem, em Belém, no Pará.
Desde 2022, quando estabeleceu suas metas, a companhia vem implementando uma série de iniciativas. Exemplo disso é que, na gestão de resíduos sólidos, a empresa destinava adequadamente 42% dos resíduos em 2022, mas já alcançou 61% em agosto deste ano. O objetivo é chegar a 90% de reciclagem e compostagem até 2030, embora os shoppings da Bacia Amazônica cumpram essa meta já em 2025.
Com a decisão de antecipar os compromissos para esses quatro shoppings – Manauara Shopping, Amazonas Shopping, Parque Shopping Belém e Boulevard Shopping Belém –, a ALLOS aumentou a equipe de consultoria ambiental para a vistoria dos processos de geração de resíduos e treinamentos de lojistas.
Os shoppings de Manaus, por exemplo, já têm projetos de economia circular mais avançados, nos quais a maior parte dos resíduos orgânicos é reaproveitada como ração animal, e uma menor porção, como adubo. Em agosto deste ano, o Manauara Shopping registrou 74% de taxa de reciclagem e compostagem, e o Amazonas Shopping alcançou 65%.
Para os shoppings de Belém, no entanto, a empresa reforçou a determinação em perseguir a meta, auxiliando o fornecedor local nos processos de licenciamento e homologação para início da compostagem externa. Em agosto, as taxas foram de 75% no Parque Shopping Belém e 61% no Boulevard Shopping Belém.
Considerando o total de resíduos gerados por esses quatro shoppings, em agosto de 2023 o volume chegava a 490 toneladas por mês, sendo 217 toneladas destinadas à reciclagem/compostagem. Em agosto deste ano, apesar de o montante gerado ter sido similar, o volume de reciclagem e compostagem aumentou para 329 toneladas. Isso significa que, em um ano, deixou-se de enviar 3.953 toneladas de resíduos para aterros apenas nesses quatro shoppings. Esse número ainda chegará a 5.294 toneladas, o equivalente à meta de 90%.
Metas de energia renovável
Em relação à transição energética, a companhia concluiu seu plano de transição climática em 2023, com o objetivo de usar 100% de energia renovável até 2030, investindo constantemente em eficiência energética e buscando atingir a neutralidade de carbono até 2040. Atualmente, a ALLOS já superou a marca de 80% de energia proveniente de fontes eólicas, solares e hidrelétricas, e vem transformando seus espaços em hubs de carregamento para carros elétricos, incentivando práticas de baixo carbono entre seus clientes.
Por enquanto, os quatro shoppings da Bacia Amazônica já contratam 67% de energia incentivada, ou seja, gerada a partir de fontes renováveis. Para 2025, eles consumirão 100% de energia com Certificado Internacional de Energia Renovável (Certificado I-REC). Com isso, se tornarão carbono neutro em relação às emissões de gases de efeito estufa de escopo 2 (emissões indiretas da geração de energia que é comprada de um fornecedor de serviços públicos).
Esses espaços também terão, no próximo ano, projetos de eficiência energética. O Amazonas Shopping, por exemplo, está implementando um Centro de Comando e Operação de Ar-Condicionado para aumentar a eficiência de sua operação.
“Nossa estratégia está ancorada no conceito de Sustainable Life Centers, que entende os shoppings não apenas como espaços de compras, mas como centros de convivência absolutamente integrados à vida das pessoas, promovendo e inspirando a sustentabilidade. Com o propósito de gerar conexão e impactar positivamente o nosso entorno, decidimos antecipar as metas dos nossos shoppings da Bacia Amazônica, dedicando esforços a projetos que visam à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e à compra de créditos de carbono REDD+ para compensar as emissões residuais, neutralizando-as, para que os shoppings zerem suas pegadas de carbono. Esse é um tema de grande valor para nós, sobre moldar o presente para construir um futuro melhor”, afirma a diretora executiva da ALLOS, Paula Fonseca, responsável pela Comissão de Sustentabilidade.
Melhor gestão de recursos hídricos
No que diz respeito à gestão eficiente dos recursos hídricos, 17 shoppings operam com estações de produção de água de reuso, o que permitiu à companhia deixar de captar o equivalente a mais de 170 piscinas olímpicas em 2023. Além disso, 75% dos shoppings do portfólio utilizam mais de um sistema de captação de água, evitando sobrecarregar uma só fonte do recurso. A meta é reduzir em 5% o consumo e garantir que 100% dos espaços tenham infraestrutura para reuso de água até 2030. Os shoppings de Belém já usufruem da implementação do reuso de água, promovendo um ciclo mais sustentável de uso desse recurso essencial.
“Para seguirmos um planejamento realista e consistente, estabelecemos metas intermediárias para garantir um progresso constante, impulsionando cada unidade, de acordo com suas particularidades, em direção ao objetivo final”, explica Paula.
O protagonismo da ALLOS na agenda ESG do setor é reconhecido por importantes índices e certificações. A companhia foi a primeira do segmento a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Recentemente, passou a integrar o Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3) e o Índice de Diversidade (IDIVERSA B3). Em 2024, a ALLOS obteve a melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP) e recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o selo ouro no programa brasileiro GHG Protocol.
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