Em preparação para o Boqueirão Fashion Day 2022, que ocorre na próxima sexta-feira (15/7), alunos do curso de moda da Uniandrade fizeram os últimos ajustes da coleção que será apresentada no evento.
A Uniandrade é uma das escolas parceiras do Boqueirão Fashion Day, junto da Universidade Positivo.
O Boqueirão Fashion Day, evento anual que está em sua sexta edição, é promovido pela Prefeitura de Curitiba, através da Administração Regional Boqueirão, em colaboração com instituições de ensino e lojistas da Rua Bley Zornig, o polo de tecidos e itens para confecção do bairro.
O evento acontece na Rua da Cidadania do Boqueirão, sob a bandeira da ressignificação de peças do guarda-roupa.
Com o tema do Movimento Paranista, as roupas confeccionadas pelos alunos de moda da Uniandrade trazem a cultura paranaense para os tecidos. A escola artística, que ganhou força nas décadas de 1920 e 1930, tinha o objetivo de moldar uma identidade exclusiva da então Província do Paraná.
A contribuição do historiador e político Romário Martins, e seus textos enaltecendo os indígenas e a flora local, com destaque para o pinheiro, a pinha e o pinhão inspiraram artistas como João Turin, Zaco Paraná, Lange de Morretes, João Ghelfi e o fotógrafo, cineasta e fundador da revista Illustração Paranaense, João Baptista Groff.
De acordo com a professora e coordenadora do curso, Christiane Buss, a escolha do tema também se deve à recente abertura do Memorial Paranista, há cerca de um ano, no Parque São Lourenço, e que homenageia o ícone do movimento, o pintor e escultor João Turin.
“Nessa década, estamos celebrando 100 anos da identidade paranaense. Então, cada aluno criou sua coleção exaltando a cultura da nossa cidade”, relata.
A aluna Carla Monteiro de Almeida, de 27 anos, se inspirou nas obras de João Turin, que trabalhou com os povos nativos da região em suas obras.
“Um dos meus looks é feito com tecido transparente para evidenciar essa invisibilidade com a qual os indígenas eram tratados. Naquela época, existia uma lei de extermínio, então eu quis trazer esse aspecto da nossa história. Outro dos meus looks enaltece a Araucária, é feito no tom de verde exato da árvore”, explica.
Já a aluna Bruna Pinheiro Carvalho, de 28 anos, se inspirou na técnica do Petit-Pave, uma forma de estilização do pinheiro, pinha e pinhões, presente nas ruas de Curitiba.
“No calçadão da 15, nas praças Osório e Santos Andrade, se olharmos para o chão nós vemos o petit-pave. E eu sempre fui curiosa sobre, então pesquisei e montei minha coleção a partir desses desenhos arquitetônicos”, relata.
O Boqueirão Fashion Day promove uma semana de atividades para a comunidade e os amantes da moda. A programação completa e como se inscrever pode ser conferida neste link.
Segundo Ricardo Dias, administrador regional, o evento enaltece a economia criativa curitibana, além de estimular a cadeia da moda e da inovação de Curitiba.
“A ideia desde o começo era impulsionar a economia criativa de Curitiba. É fomentar a indústria e a cadeia produtiva da moda, usando como referência o polo têxtil da cidade”, relata.
Além disso, ele ressalta, é sempre uma oportunidade de envolver a comunidade em ações de cárater social. Este ano, também desfilarão pessoas assistidas pela Fundação de Ação Social, usando peças doadas pelo Disque Solidariedade.
Criado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o evento busca promover e fortalecer as empresas têxteis do Boqueirão, que formam um forte pólo do setor, concentrado em dezenas de empresas do ramo.
O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Administração Regional Boqueirão. Tem o apoio do Sindicato de Modelos do Estado, do Serviço Nacional da Indústria (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Centro Europeu e de lojistas da Rua Bley Zorning.
O 6 º Boqueirão Fashion Day é mais um evento que faz parte da programação do Inverno Curitiba 2022, uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…