Alunos da FAE vencem o Transformation Day, um desafio da Renault para melhorar o conforto e a praticidade na jornada do usuário em seus veículos
Estudantes de 12 instituições públicas e privadas receberam a missão de confeccionar ou adaptar itens automobilísticos. Resultado do desafio foi divulgado no dia 30 de novembro
A FAE Centro Universitário foi a vencedora do Transformation Day, um desafio proposto pela Renault do Brasil a estudantes de 12 instituições de ensino superior públicas e privadas do Paraná. O desafio previa a confecção ou a adaptação de itens para os veículos da montadora que proporcionassem mais conforto aos usuários. O resultado do Transformation Day foi divulgado no dia 30 de novembro, na Renault em São José dos Pinhais (PR), onde as equipes apresentaram suas propostas e fizeram uma visita técnica à fábrica.
Para dar início à competição, a Renault realizou um sorteio entre as instituições a fim de disputarem seis desafios em áreas diferentes. À FAE coube o desafio proposto para Engenharia de Produto, o qual previa inovações em itens dentro do carro para melhorar a jornada do motorista e dos passageiros em seus trajetos. Desses seis desafios, saíram os seis campeões: FAE, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Unicesumar, Uninter, UniSenai/PR e PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Na segunda etapa, foi escolhida a melhor ideia entre os seis vencedores dos desafios, e a FAE foi a campeã.
A equipe da FAE, que contou com 11 alunos e quatro professores dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Design (veja abaixo), desenvolveu adaptações e produtos novos para o “kit conforto” do Renault Duster, focando em itens como porta-guarda-chuva, porta-copos ajustável, porta-trecos e opções de carregadores para diferentes smartphones no carro.
Os alunos das 12 instituições receberam o desafio no início do mês de setembro. Desde então, trabalharam na confecção e na adaptação dos itens. Entre os critérios para a formação das equipes em cada instituição estavam a inclusão e a diversidade.
A professora e coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da FAE, Aleksandra Gouveia, conta que para montar as equipes os professores buscaram alunos que se destacaram em seus cursos nos semestres anteriores. “Escolhemos estudantes que seriam peças-chave para conseguirmos um produto com factibilidade, criatividade e que fosse inovador. E essa equipe de alunos surpreendeu como sempre”, comemora a professora. E juntar duas áreas, Engenharia e Design, foi estratégico. “Pois são visões diferentes e que se complementam perfeitamente no desenvolvimento do produto. O resultado mostra que a formação da FAE está indo no caminho certo, com muita prática, inovador e alinhado com o mercado de trabalho”, analisa Aleksandra.
O professor dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Design, Fabio Fernandes de Oliveira, conta que a experiência foi bastante positiva, pois as equipes ficaram unidas e comprometidas em muitas reuniões de brainstorming, pesquisas e visitas à Renault. O fato de envolver várias áreas também foi benéfico, pois proporcionou um melhor resultado: as engenharias trabalhando nos materiais e processos; e o design, na forma e função dos produtos. “O uso de modelagem, dos desenhos confeccionados à mão, e depois das peças feitas em computador, animação em 3D e renderização, tudo isso possibilitando composições e detalhes diferentes no console desenvolvido, foram etapas decisivas, cruciais, para que nossa apresentação obtivesse sucesso”, observa o professor.
Abaixo, a equipe da FAE:
Pedro Fendrich (Eng. Mecânica)
Estefano Yasuda (Eng. Produção)
Davi Cardoso (Design)
Simon Mons (Design)
Ana Cristina Cardoso (Eng. Produção)
Leticia Betini (Design)
Bruna Monteiro (Design)
Luíza Kaizer (Design)
João Vitor Kuster (Eng. Mecânica)
Allan Gustavo (Eng. Mecânica)
Maria Julia Belloti (Eng. Mecânica)