As temporadas foram gravadas em escolas e contextos sociais diversos por onde a pesquisa de Otavio Zucon e Nélio Spréa avança. Para esta nova etapa, foram escolhidas as instituições Escola Municipal Augusto Pires de Paula, no Distrito de Três Córregos, em Campo Largo; Escola Municipal São José, na Colônia Murici, em São José dos Pinhais; Escola Municipal Barão de Mauá, na Vila Zumbi, em Colombo; e Escola de Educação Especial Lucy Requião, em Santa Felicidade, Curitiba.
O perfil das comunidades e instituições envolvidas foi delineado pensando-se variantes socioculturais, ambientais e de inclusão. Por isso, foram escolhidas escolas em contextos bem distintos. Por exemplo, a de Campo Largo fica em meio à Floresta Nacional do Assungui. Na de São José dos Pinhais, os alunos são de uma colônia de origem polonesa, a Colônia Murici. A escola de Colombo abriga o território da Vila Zumbi dos Palmares e a de Curitiba realiza atividade com crianças e jovens com variadas deficiências.
“As comunidades e seus diferentes referenciais permitem ao público ver variações de algumas brincadeiras tradicionais e recriações baseadas em elementos locais. Ou seja, as paisagens, meio ambiente e origens socioculturais são, muitas vezes, parte da composição desse brincar. Assim, a série valoriza a criança como agente direto da narrativa fílmica e descortina um olhar para algumas dimensões das culturas regionais, enaltecendo-as como parte de seu patrimônio imaterial”, conta Otavio.
A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…
O Shopping Curitiba irá funcionar em horário especial neste final de ano. De quinta-feira (19)…
Por Emanuelle Spack A última edição do ano da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia…
As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2024 chegou ao fim, reunindo os…
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em…
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está iniciando o recebimento dos dados de leitura…