Em uma festa que celebrou a força de cada elemento da história, cultura e legado deixado pela colonização italiana na região, a Festa Nacional do Vinho conheceu a corte que representa sua 18ª edição.
Ana Paula Côrtes Foresti foi eleita Imperatriz do Vinho, Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai as Damas de Honra.
Junto à coroa, elas recebem a responsabilidade de promover os atrativos daquela que é a mais querida e emblemática festa de Bento Gonçalves.
Ana Paula tem 30 anos, curso superior completo em Arquitetura e Urbanismo, e representa a AEARV (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos).
Thaís tem 24 anos, ensino superior completo em Nutrição, e representa o Roteiro Caminhos de Pedra. Liege tem 24 anos, cursa ensino superior em Educação Física e representa o Studio de Dança Nina Aver.
A escolha levou em conta critérios como simpatia, cordialidade, desenvoltura, beleza, tranquilidade e naturalidade — durante o desfile e, também, entrevistas individuais realizadas ao longo da tarde.
Também contribuiu para a definição o resultado da votação popular, que agregou pontos às notas das candidatas Júlia Morbini, Liege Sobirai e Bárbara Ferreira.
A corte recém eleita tem a missão de cumprir, a partir de agora, intensa agenda de representação da Festa Nacional do Vinho, cuja relação de atividades já tem na agenda atrativos como os Jogos Coloniais, o Desfile Cultural e o Vinho Encanado, culminando com a programação da Vila Típica, de 08 a 18 de junho, de forma concomitante à 31ª ExpoBento, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Eventos enaltecem essência da região
Mais do que eleger a corte da 18ª Fenavinho a celebração que ocorreu na festa da escolha foi uma verdadeira reverência à história, cultura e essência de Bento Gonçalves.
“Somos guardiões e promotores de um legado cultural que não pode, sob hipótese alguma, ser esquecido, manchado ou menosprezado. A Serra gaúcha é uma terra de valores, de princípios, de trabalho digno, de pujança e de desenvolvimento construídos com a força de cada um de nós e daqueles que nos antecederam. Em respeito e honra a eles, é nosso dever preservar e engrandecer esse valioso patrimônio cultural. Temos um presente que é essa matéria-prima, essa valiosa história, rica em potencial. E por isso, a responsabilidade de tratá-la com a carinho que ela merece, transformando-a também em produtos turísticos únicos, originais, que retratem a nossa essência. Esse movimento contribui para promover o desenvolvimento da microrregião, de seus empreendedores, dos negócios familiares e das grandes marcas de nossa terra. Todos nós temos a ganhar com esse fortalecimento”, disse Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da Fenavinho.
Nesse contexto, a Festa Nacional do Vinho assume o protagonismo na celebração à cultura e raízes locais.
“Esse legado é tão rico que nos permite presentear a comunidade com a programação da Fenavinho sob diversas formas e atrações. Uma delas é a Escolha da Imperatriz do Vinho e das Damas de Honra, belíssima festa que estamos apreciando na noite de hoje, e que homenageia a força feminina, importante pilar para o desenvolvimento de toda a região e promoção da Fenavinho”, disse o coordenador da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valerio.
Ao lado dele, no palco, erguendo o brinde que marcou um dos momentos mais representativos da noite, a coordenadora da Corte da 18ª Fenavinho, Bárbara Bortolini, também Imperatriz da 16ª Fenavinho.
“A Festa Nacional do Vinho é sinônimo de comunidade, de dedicação, de alegria, uma oportunidade de troca e de aprendizagem tal qual é participar da corte, uma experiência incrível que as recém eleitas terão o privilégio de vivenciar — e certamente estão muito bem preparadas para esse desafio”, disse.
Valorizando o papel indispensável da mulher na edificação do que é Bento Gonçalves, o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto, destacou a importância do baile da escolha da corte como tradução de um dos muitos significados da Festa.
“A Fenavinho é sinônimo de alegria, de trabalho e recompensa, de vindima e de vida, todos aspectos muito bem traduzidos nesse belo momento”, disse.
Na opinião do prefeito Diogo Siqueira, outra importante contribuição da Fenavinho e suas programações é externar todo o orgulho que a cidade tem de seus agricultores e, sobretudo, do emblemático vinho produzido graças ao trabalho deles no cultivo da uva.
“Pelo trabalho, pelo esforço e pelo empreendedorismo de sua gente, nossa região merece ser referência em todo o país”, destacou.
A noite marcou, ainda, a despedida da corte da 17ª Fenavinho, composta pela Imperatriz Laís Dupont e pelas Damas de Honra Raiane Conci e Letícia Beliski. A festa teve atrações musicais como o gurpo Ragazzi Dei Monti e da dupla Beto Malheiro e Tobias, além de gastronomia de qualidade, acompanhada pelos vinhos e espumantes da região.
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…