ANPIC, no México, deve gerar mais US$ 4,5 milhões para empresas brasileiras
Considerada uma das principais e mais tradicionais feiras da indústria de base para o setor calçadista na América Latina, a Anpic, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, em Léon/Guanajuato, no México, contou com a participação de 22 empresas brasileiras. Apoiadas pelo Brazilian Materials, programa realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as empresas geraram US$ 1,5 milhão em negócios imediatos. Com negócios que ficaram alinhavados no evento, as empresas esperam somar mais US$ 4,5 milhões nos próximos 12 meses.
Além de negócios, a participação brasileira teve ainda a apresentação do consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Marnei Carminatti. Na oportunidade, o designer apresentou os destaques em produtos lançados na mais recente edição do INSPIRAMAIS, resultados da pesquisa Periféricos, que aponta para a insurgência do chamado “Sul global” nos materiais para a indústria de moda.
Segundo o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, a participação nacional, mesmo em momentos de menor volume de demanda internacional, é importante para a manutenção do mercado. “Com expectativas de melhoras nos embarques, o mercado latino-americano deve ampliar seu protagonismo no comércio externo das nossas empresas”, destaca. Além de compradores mexicanos, a feira recebeu players de outros 18 países, a maior parte da América Latina.
Participaram da 64ª edição da Anpic, com o apoio do Brazilian Materials, as empresas Biatex, Fibertex, Usicon, Jotaclass, WS Metais, Artecola, Retma, Maquetec, Killing, Plastiluzzi, KSD, GP Matrizes, Primus Têxtil, Usitec, Rodamatrizes, Topcut, Tecmec, Reginato, Seta, Eva Formula, OTB e Arizona.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça no site https://apexbrasil.com.br/.