São Paulo, janeiro de 2025 – No dia 1º de janeiro de 2025, entrou em vigor a nova regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – 6.024/2023 –, exigindo assim o uso do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) eletrônico, por meio de tags, por embarcadores e transportadores. Dessa forma, empresas e responsáveis pelo pagamento do VPO para transportadores no Brasil tiveram que substituir cartões e outras formas físicas por meios eletrônicos e, até o fim do mês, os motoristas que ainda possuem vouchers físicos com saldo poderão utilizar os créditos existentes.
A partir deste momento, a contratação do VPO será feita exclusivamente por meio de tags eletrônicas, como a oferecida pela ConectCar – empresa de pagamento automático para mobilidade – que, inclusive, disponibiliza, para os embarcadores, uma plataforma de auto-serviço transparente e sem burocracia, oferecendo controle e agilidade operacional na gestão.
A Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) se posiciona a favor da medida e acredita que essa mudança é crucial para o aumento da eficiência e transparência nas operações de pedágio, beneficiando toda a cadeia logística e promovendo maior fluidez e redução de custos operacionais nas rodovias.
Segundo o diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer, “estamos vivendo um momento de transformação digital no setor de transportes, e a ConectCar tem o compromisso de ajudar a facilitar essa transição. A obrigatoriedade do VPO eletrônico tem ligação direta com o aprimoramento da infraestrutura de pedágios no Brasil, e queremos auxiliar para que todos os motoristas e empresas de transporte se adaptem da maneira mais simples e eficiente”.
Mudanças imediatas para transportadores e motoristas
As mudanças já estão em vigor, e os motoristas que ainda possuem vouchers físicos com saldo deverão utilizar os créditos existentes até o final de janeiro deste ano, não sendo possível realizar novas recargas. A partir de fevereiro, o uso de vouchers físicos será completamente descontinuado, e a adesão ao novo sistema de tag será obrigatória.
Com esse novo cenário, a ANTT tem como objetivo aprimorar o registro, controle e antecipação do Vale-Pedágio, visando assim garantir maior conformidade e eficiência no registro e comunicação do fornecimento do VPO.
Empresas do setor de transporte rodoviário devem se atentar aos novos critérios operacionais que visam contribuir para um ecossistema mais eficiente e sustentável, como:
Para transportadores, as novas normas e o uso de meios eletrônicos, como a tag da ConectCar, oferece vantagens significativas:
Para embarcadores, os principais benefícios estão em:
Vantagens oferecidas pela ConectCar
A ConectCar ganhou destaque, desde a instituição do VPO, por apoiar embarcadores e transportadores a se adaptarem às novas normas, com soluções que atendem a diferentes perfis de clientes.
Sendo assim, a tag da empresa oferece uma série de comodidades e benefícios essenciais, independentemente de ser um profissional autônomo ou uma grande empresa de transporte:
Com a plataforma intuitiva desenvolvida pela ConectCar, os proprietários das cargas também se beneficiam, pois ela é de fácil acesso e proporciona agilidade na gestão.
Além disso, a companhia de mobilidade está integrada aos principais integradores de Vale-Pedágio Obrigatório do mercado. Assim, clientes com a tag da ConectCar, sejam caminhoneiros autônomos ou grandes frotas, podem receber o crédito do VPO emitido eletronicamente por outras empresas do setor, resultando em mais vantagens para transportadores e embarcadores, sem restrições para quem contrata ou fornece serviços de transporte de carga.
A Aegea e a Companhia de Saneamento do Paraná assinaram contrato de Parceria Público-Privada (PPP)…
A Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, é a mais nova patrocinadora do…
A banda multiplatina Bush irá celebrar seus 30 anos de carreira com uma turnê mundial, e o Brasil está…
A Ford Ranger conquistou o título de Picape Norte-Americana do Ano 2025, marcando o quinto…
A CAIXA inicia, nesta quarta-feira (15), o calendário de aditamentos contratuais do Novo FIES referente…
De acordo com a pesquisa Inteligência Artificial no Varejo, da Central do Varejo, realizada entre…