fbpx
Empreendedorismo

Apesar do varejo total e das lojas de rua terem apresentado queda, shoppings mantém crescimento no Natal

Levantamento exclusivo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostra que o setor cresceu +0,6%, ante queda de 2% das lojas de rua e de 0,9% do varejo total

São Paulo, 29 de dezembro de 2023 – O índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS), elaborado com exclusividade para a Associação Brasileira de Shopping Centers apontou que, na semana de 19 a 25 de dezembro, o setor manteve crescimento nas vendas, de +0,6%, totalizando uma receita de R$ 5,63 bilhões no período, a maior desde 2019. Em uma das datas mais importantes do varejo nacional, o Natal segue sendo uma fortaleza do setor de shoppings que apesar de ter conquistado um índice mais estável, esse ano, ganha evidência quando comparado ao varejo total e lojas de rua que apresentaram queda de 0,9% e 2%, respectivamente.

 

Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco Humai, o desempenho nas vendas de Natal representa um indicativo da resiliência demonstrada pelos shopping centers ao longo do ano, sinalizando melhorias em alguns indicadores ao término de 2023. “Para o mês de dezembro, se esperava a manutenção dos resultados favoráveis no consumo das famílias, impulsionada pela diminuição da inadimplência bancária resultante das contínuas renegociações de crédito no âmbito do programa Desenrola, bem como pelos alívios nas taxas de juros finais concedidos ao tomador, em comparação com os patamares mais elevados do primeiro semestre. Além disso, a resiliência demonstrada pelo setor evidencia sua capacidade de adaptação a desafios econômicos, consolidando a confiança em um horizonte de crescimento sustentável para o próximo ano”, afirma o executivo.

Vale destacar também o avanço do ticket médio que fechou em R$ 207,04 no setor, um valor 94,3% maior do que das lojas de rua que ficou em R$ 106,54. Do ponto de vista regional, o Sul (R$ 231,17) e o Centro-Oeste (R$ 230,07), apresentaram ticket médio superiores ao resultado nacional.

Sobre o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS) – ABRASCE

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

O índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS) – ABRASCE é realizado, desde 2019, e todos os resultados são auditados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo