Empreendedorismo

Apoiadas pelo Brazilian Publishers, editoras brasileiras ampliam participação nas feiras literárias de Londres e Bogotá

Na Feira do Livro Infantil de Bolonha, previsão de negócios em 12 meses teve crescimento de 39% em dólar

Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — estão reforçando sua presença na Feira do Livro de Londres e na Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), neste mês de abril.

Ao todo, sete editoras (uma a mais do que no ano passado) vão integrar a delegação brasileira que participará da Feira do Livro de Londres. São elas: as editoras Letras do PensamentoGirassolRua do SabãoBiblioteca do ExércitoGlobalUnesp e Callis. A presidente da CBL, Sevani Matos, e a diretora executiva da entidade, Fernanda Garcia, acompanham o evento na Inglaterra, juntamente com a diretora da CBL e também presidente da International Publishers Association (IPA), Karine Pansa.

Realizada anualmente desde 1971, a Feira do Livro de Londres é reconhecida como um dos maiores e mais importantes eventos do mercado literário mundial. Na edição passada, a primeira de volta ao formato presencial, seis editoras brasileiras estiveram presentes e prospectaram quase US$ 400 mil com a venda de livros e de direitos autorais, entre negócios fechados e expectativas para os próximos meses. A expectativa para este ano é superar em 10% os valores em negócios prospectados na edição de 2022.

Já na Feira Internacional do Livro de Bogotá, o mercado editorial brasileiro será representado por cinco editoras (três a mais do que a última edição). São elas: editoras Mil CaramiolasMais Ativos/Mais AmigosGlobalRevista Internacional Destaque Nordeste e Callis. Realizada há 35 anos, a FILBo é um dos mais importantes eventos do mercado literário hispânico. A edição passada, que contou com duas editoras brasileiras, gerou 41 novos contatos e resultou em US$ 35 mil em negócios realizados. Somadas as perspectivas para o ano de 2022, o valor final foi de US$ 100 mil. A expectativa também é aumentar em 10% os valores em negócios prospectados na feira para os próximos 12 meses.

“A participação nas feiras de Londres e de Bogotá é fundamental para a promoção de literatura brasileira na Europa e na América Latina”, afirma a presidente da CBL, Sevani Matos. “Estamos confiantes de que o mercado editorial brasileiro estará muito bem representado nesses dois eventos e que os resultados das reuniões e encontros profissionais irão superar nossas melhores expectativas”, conclui ela.

 

Destaques do Brasil em Londres

No próximo dia 18, Karine Pansa participará da cerimônia de abertura do Sustainability Lounge, espaço que será dedicado à discussão diária de temas relacionados à questão da emergência climática, e do painel “Global Outlook and Value of the Publishing Industry” (Perspectivas Globais e Valor da Indústria Editorial), que abordará os desafios e oportunidades do mercado de livros no mundo digital. Nesse mesmo dia, a delegação da CBL fará uma visita à Embaixada do Brasil em Londres.

Já no dia 19, Sevani Matos e Fernanda Garcia estarão presentes em uma palestra a respeito do futuro da proteção de obras intelectuais diante do avanço de ferramentas de Inteligência Artificial, que dependem do aprendizado obtido de conteúdos protegidos por direitos autorais, tais como palavras, imagens e músicas.

 

Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha deve gerar mais US$ 782 mil nos próximos 12 meses

O Brasil encerrou sua participação na 60ª Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de março, movimentando US$ 448 mil em negócios com a venda de livros físicos e de direitos autorais. A expectativa para os próximos 12 meses é de que as editoras fechem mais US$ 782 mil. O valor representa um aumento de 39% em relação à edição passada do evento, que voltou ao formato presencial após a pandemia.

A participação do Brasil na edição deste ano foi promovida pelo Brazilian Publishers e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Brasil teve destaque em diversos momentos do evento. A escritora e ilustradora Flávia Bomfim subiu ao palco para receber o troféu do BolognaRagazzi Award, prêmio anual concedido pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha. A autora recebeu menção honrosa na categoria Fotografia pela obra “O adeus do marujo”.

Karine Pansa, presidente da IPA, marcou presença em dois painéis. O primeiro foi sobre o Clube de Leitura ODS — iniciativa da ONU para incentivar crianças a se envolverem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da leitura. O segundo, promovido pelo projeto PublisHer em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, discutiu o empoderamento feminino por meio da leitura.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Rayssa Leal conquista o tricampeonato na Liga Mundial de Skate Street

Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…

5 horas ago

Lula recebe alta, vai para casa e diz que vai se cuidar

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…

5 horas ago

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

15 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

15 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

15 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

15 horas ago