Empreendedorismo

Após começar em kombi velha, os irmãos Leonardo e Leandro Castelo criam rede de R$1 milhão e projetam ser o maior grupo de franquias do mundo até 2028

O objetivo da 300 Franchising Group é ultrapassar as 80 mil unidades da 7Evelen, hoje a maior operadora de franquias do planeta.

O magnata norte-americano da área de seguros William Clement Stone, que morreu aos 100 anos em 2002, disse uma vez: “Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização”. E ele soube fazer isso, pois transformou US$ 100 em um patrimônio de US$ 2 bilhões. E é esse pensamento que motiva todos os dias os empresários e irmãos, Leonardo e Leandro Castelo, que transformaram um negócio que começou em uma Kombi velha, na maior rede de franquias de produtos de limpeza do país, a Ecoville. Na sequência, veio a criação da 300 Group, um ecossistema de alto impacto na área de franchising, que se destaca no Brasil e na América do Sul com mais de oito mil unidades e 90 marcas sócias.

O Grupo está avaliado em R$ 1 bilhão e tem um faturamento sellout (venda B&C) de R$ 5 bilhões.

Mas, sua meta é muito mais ambiciosa. A diretoria trabalha para a 300 ser a maior operadora de franquias do mundo até 2028, ultrapassando a 7Eleven, que ocupa esse posto hoje, com mais de 80 mil unidades espalhadas por 19 países, segundo dados da própria empresa ( https://corp.7-eleven.com/corp/our-brand-story).

“Temos cinco anos para atingir esse número, e estamos trabalhando com metas reais e factíveis. Estimulamos nossa equipe todos os dias, acompanhamos a gestão dos nossos sócios e, acima de tudo, acreditamos que o setor de franquias é o melhor negócio para o empreendedor”, avalia Leonardo Castelo.

Atento aos movimentos do mercado, tanto no Brasil, quanto no exterior, a 300 Group atende todas as necessidades do empreendedor, seja ele sócio ou não do Grupo. Com verticais nas áreas de educação, consultoria, gestão e aceleração, a holding atua desde a formatação da empresa, passando pela educação/preparação do empreendedor, até a escalonagem da marca no mercado.

E para toda essa máquina funcionar, o Grupo conta com 34 mil colaboradores, entre diretos e indiretos. Além de um aporte mensal de R$ 2 milhões no marketing digital.

A ESTRATÉGIA PARA CRESCER

Mas como crescer de forma escalonada em tão pouco tempo? A estratégia é fazer aquisições ou fusões com empresas com alto potencial de crescimento de mercado. No fim das contas, isso acaba sendo até mais importante do que o valor atual do negócio, como explica o presidente da 300.  “Muitas vezes a empresa ainda é pequena e com uma operação tímida, mas com um super potencial. Nós investimos nessa empresa, na sua ideia, nos associamos a ela, e vamos com tudo para o mercado”, explica Leandro Castelo.

Mensalmente mais de 50 marcas buscam a 300 com o interesse de serem aceleradas. Isso, totaliza 600 contatos durante um ano. Mas, nem todas são aprovadas. Conforme explica Leonardo, existe todo um processo para conhecer o negócio antes da admissão. “Os empresários são convidados a participarem do Método 300, que é uma imersão sobre o crescimento e gestão exponencial. Depois participam do conselho de marca, com oito conselheiros da empresa, que aprovam ou não a entrada da empresa no ecossistema. Quando aprovada, a 300 Franchising se associa à marca e dá início a todo o processo de scale-up”, explica o presidente. Em 2022, a 300 se associou a 25 empresas dos mais variados segmentos.

“Somos bem agressivos no mercado. Mostramos nossos resultados positivos e isso atrai cada vez mais marcas interessadas em trabalhar com a 300. Por isso, temos como meta abrir mais de 12 mil unidades em todo Brasil até o final de 2023, um número que é realizável”, finaliza Leonardo Castelo.

Esse crescimento já está ultrapassando as fronteiras internacionais. A empresa acaba de fechar uma sociedade com a marca panamenha Boco Pollo, que atua no foodservice. Com esse negócio, a empresa tem como expectativa abrir 12 unidades no Brasil até o final de 2023.

“Essa é a primeira aceleração de uma marca do exterior, feita pela 300 Group, e temos certeza que muitas outras virão ainda este ano”, garante o presidente do Grupo.

 

Sobre a 300 Franchising

Em 2007, no centro de São Paulo, a família Castelo viu algo que mudaria suas vidas: uma kombi vendendo produtos de limpeza de porta em porta. Aquele negócio motivou os irmãos Leandro e Leonardo Castelo a largarem seus trabalhos empregos CLT para investir na ideia. Com toda a ousadia, decidiram sair de São Paulo e tentar a sorte no Sul do país. A cidade escolhida foi Joinville, em Santa Catarina. E assim começou a trajetória dessa família, que produzia os produtos de limpeza à noite, para vender durante o dia.

“Dormíamos no galpão, passamos necessidade, mas nunca desistimos do nosso sonho”, frisa Leonardo.

Depois de dois anos de muita luta, a família abriu sua primeira unidade. E assim, nasceu a Ecoville, hoje, uma das principais marcas de produtos de limpeza do Brasil, com mais de 300 unidades.

O crescimento exponencial da empresa e a forma como os irmãos conseguiram criar uma franquia de sucesso, chamou a atenção do setor, fazendo com que muitas empresas quisessem os conselhos dos empresários. Isso startou nos irmãos uma nova ideia de negócio, a 300 Franchising, criada em 2016 para acelerar marcas já estabelecidas, mas que queriam expandir os negócios de forma rápida e sustentável.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

20 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

21 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

21 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

21 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

21 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

22 horas ago