fbpx
Empreendedorismo

Sustentabilidade e espaço pet são tendências em construção para 2023

O mercado de construção civil segue aquecido e, agora, mais adaptado do que nunca às novas necessidades de um consumidor que quer passar mais tempo em casa, seja a lazer ou a trabalho, e por isso precisa de um ambiente que possibilite essas múltiplas vivências num mesmo lugar.

De acordo com Fabiane Guiraud de Souza, diretora comercial da Clarim Imóveis e graduada em Direito com especialização em gestão de negócios, a grande tendência é mesmo a sustentabilidade. As pessoas estão dispostas a pagar mais por isso, como apontam pesquisas do setor imobiliário e também de outros segmentos de consumo. Além disso, são elementos que passam a não estar presentes apenas em mercados mais luxuosos, mas também em construções populares.

“A tendência de política ESG é algo que as construtoras têm adotado cada vez mais, na prática. Pensar a sustentabilidade tem sido uma preocupação e uma tendência bastante relevantes e algo que nós, enquanto comercial e imobiliária, temos incentivado nossos parceiros a fazer quando forem desenvolver seus produtos. Isso porque, hoje, eu vejo que já é um diferencial no mercado ter produtos sustentáveis, como reuso de água, energia solar e toda essa preocupação com o meio ambiente. Uma pesquisa recente que a ABRAINC fez mostrou que 66% dos entrevistados pagariam a mais num imóvel que tivesse energia solar. A sustentabilidade é a maior tendência de produto”, conta.

Além disso, espaço gourmet e varanda integrada se tornaram essenciais para qualquer projeto. A ideia é que o lar consiga englobar as principais necessidades do morador e isso também significa um local aconchegante para estar e receber visitas. Nesse contexto, as áreas comuns cresceram muito e a especialista fez uma lista dos principais espaços que serão tendências indispensáveis em 2023:

  • Salão de festas
  • Espaço-bar
  • Brinquedoteca para gastar a energia das crianças
  • Academia
  • Hortinha comunitária
  • Espaço pet com parque e área de banho
  • Varanda gourmet

 

“A economia é quem acaba ditando as regras do jogo. A questão de renda x custo de terreno x material de construção x taxa de juros é o que acaba dizendo o que vai se tornar tendência. Muita gente vem de Curitiba procurando imóvel aqui em Campo Largo, pensando que vai encontrar casa para morar, por exemplo. Hoje em dia, não tem mais. A conta já não fecha mais para construir uma casa. Então, se as pessoas vêm para cá procurar o econômico, vão precisar também morar em apartamento, como em Curitiba. Esse movimento de ser praticamente impossível construir casa é um fato não só aqui na nossa região, como no país como um todo quando falamos em grandes centros – no interior ainda é possível. Então, de que forma adaptar o apartamento para que ele fique o mais confortável e aconchegante possível e o mais próximo de uma casa? As varandas gourmet são tendência total, seja para imóvel de alto padrão ou econômico”, acrescenta.

Para que o trabalho final seja de alta qualidade, grandes construtoras costumam buscar os melhores arquitetos do mercado de acordo com o perfil do empreendimento, o que faz muita diferença para a assinatura final do projeto.

Fabiane Guiraud de Souza

Diretora comercial da Clarim Imóveis, graduada em Direito com especialização em gestão de negócios, atuando no mercado imobiliário desde 2000 com venda e locação de imóveis

residenciais e comerciais.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fabiane-guiraud-de-souza-83175855/

Sobre a Clarim Imóveis

Desde 1991, a Clarim presta serviços de vendas, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais. Somos referência em Campo Largo por entender as necessidades dos clientes, oferecendo as melhores opções. A Clarim é responsável pelo desenvolvimento de grandes empresas que hoje atuam no mercado e empregam boa parte da população campo-larguense. Oferecem um atendimento personalizado em venda e locação, visando sempre a melhor experiência e suprir as necessidades dos clientes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo