O bom humor e a simpatia de um paciente centenário cativaram a equipe do Hospital Municipal do Idoso, onde o aposentado Enéas Galvão do Rio Apa ficou internado por uma semana para tratar de uma infecção urinária.
“Eu só tenho 101 anos, mas ainda quero andar por aí”, anunciou o aposentado, que recebeu alta nesta quinta-feira (26/5). A partir de agora, ele passa a ser acompanhado pelo programa Saúde em Casa, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Sorridente, Enéas chamou atenção pelas histórias que contou ao longo do internamento, como sua relação com a família Matarazzo, dona de antigo complexo industrial em Antonina, no litoral do Paraná, sua cidade natal.
“Construíram muita coisa lá”, lembrou o paciente.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo foi desativado em 1972.
Já as belezas naturais de Antonina aproximaram Enéas de causas ambientais. Defensor do ecoturismo como alternativa sustentável, o aposentado ainda foi associado do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR).
Viúvo e pai de quatro filhos, ele se emocionou ao agradecer o atendimento no hospital, onde disse ter sido muito bem tratado: “Foi maravilhoso.”
A filha dele, Eneida do Rio Apa Dittrich, também destacou a dedicação e o carinho da equipe na assistência ao pai. “Mudava a equipe, mas o tratamento era sempre o mesmo, com atenção e dedicação”, relatou Eneida.
A equipe do hospital também se sentiu grata pela convivência com um paciente tão peculiar.
O impacto foi motivacional. “Conversar com ele me fez refletir sobre a minha própria história, o que conquistei e o que ainda posso conquistar”, observou a gerente de hospitalidade Eva Kendrick.
Pacientes com a idade de Enéas Galvão do Rio Apa não são incomuns no Hospital Municipal do Idoso, inaugurado há dez anos e pioneiro no Brasil no atendimento a pacientes com mais de 60 anos.
Em 2021, foram internadas 895 pessoas com mais de 80 anos no Hospital do Idoso. De janeiro a abril deste ano, o número de internações nesta faixa etária é próximo de 500. O índice de satisfação dos pacientes é de 98%.
O Hospital do Idoso e o programa Saúde em Casa são administrados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…