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Saúde

App Saúde Já precisa de cadastro definitivo e senha para acesso seguro aos serviços

Lançado em abril de 2017 pelo prefeito Rafael Greca,aplicativo Saúde Já Curitiba se tornou um dos principais canais de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com os cidadãos curitibanos. Para ter acesso a todos os serviços disponíveis na palma da mão, o usuário do SUS de Curitiba deve manter o aplicativo atualizado, ter cadastro definitivo e senha no app.

“Cada vez mais a tecnologia é nossa aliada em aproximar os cidadãos aos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura. Para ter acesso a todas as funcionalidades disponíveis, precisamos que as pessoas incluam mais uma camada de segurança ao aplicativo”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A orientação é que toda pessoa que possui o app Saúde Já Curitiba atualize a versão do aplicativo, disponível nas lojas Play Store (para celulares sistema Android) e nas lojas App Store (para celulares sistema IOS), crie uma senha para acessar e verifique se o cadastro é definitivo. Veja abaixo como tornar o cadastro definitivo.

Além disso, é importante manter as notificações autorizadas no celular para não perder nenhuma mensagem. É pelo aplicativo que a SMS envia mensagens com orientações, confirmação de agendas de consultas e exames, guias de atendimento, lembrete de vacinas pendentes, avaliação de satisfação, entre outros serviços. Também é possível realizar consulta por vídeo com médicos e enfermeiros da Central Saúde Já Curitiba pelo app.

Melhorias

O App Saúde Já Curitiba está em constante aperfeiçoamento. A Secretaria Municipal da Saúde estuda novas melhorias, como o envio de resultado de exames laboratoriais, receitas médicas e atestados, tudo pelo aplicativo, sem a necessidade de imprimir documentos. Para ter acesso a todos os serviços oferecidos pela tecnologia da saúde na palma da mão é necessário manter o aplicativo sempre atualizado e com as ferramentas de segurança instaladas.

Cadastro definitivo

Quem tem cadastro definitivo no SUS Curitibano pode acessar todas as ferramentas do Aplicativo Saúde Já, além dos demais serviços oferecidos pela SMS, como consultas, exames, entre outros.

Cada usuário deve verificar se seu cadastro é provisório ou definitivo acessando o app. É só abrir o aplicativo no celular, digitar o CPF e a data de nascimento e a senha, se já tiver cadastrado uma.

A Secretaria Municipal da Saúde está convocando, de forma escalonada, os curitibanos a enviar os documentos pessoais para tornar o cadastro definitivo de forma online. Até o momento, foram convocadas as pessoas de 18 a 60 anos. Para esse público, é possível fotografar os documentos pendentes e enviar pelo próprio aplicativo.

Quem ainda não foi convocado a atualizar o cadastro de forma online pode enviar os documentos pelo e-mail da Central (smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br) e, assim, se antecipar ao chamamento. São solicitados um documento oficial com foto e o comprovante de endereço. (Saiba mais no final desta matéria).

Senha

Caso ainda não tenha cadastrado uma senha, é importante registrá-la para ter mais segurança e proteção de seus dados no sistema. Clique em editar perfil e então vá em ‘alterar a senha’. Mesmo que não tenha definido uma senha de acesso, esse é o caminho para registrar uma nova. Basta escolher um código que lhe agrade e confirmar. Será necessário ainda informar um e-mail e então validar a senha criada. Dessa forma, cada vez que for abrir o aplicativo será preciso digitar o CPF, a data de nascimento e a nova senha.

“Esse processo deve ser feito individualmente. Mesmo as crianças cadastradas como dependentes de seus pais devem ter senha de acesso. Os pais ou responsáveis podem criar a senha, validar o e-mail e depois recadastrar as crianças como seus dependentes no aplicativo”, diz a superintendente de gestão da SMS, Flávia Quadros.

Passo a passo para tornar o cadastro definitivo

  1. Se você é residente em Curitiba, entre no aplicativo Saúde Já Curitiba, colocando seu login, data de nascimento e senha.
  2. Caso o seu cadastro esteja provisório e ainda necessite de validação, você receberá a seguinte mensagem: “Para acessar o aplicativo será necessário validar o seu cadastro com o envio de alguns documentos”.
  3. Caso não apareça essa mensagem, seu cadastro já está validado e não há necessidade de tomar mais nenhuma ação.
  4. Mas, caso a mensagem apareça, você deve clicar em “Validar”.
  5. O aplicativo Saúde Já Curitiba abrirá uma nova tela, para que você tire uma foto (frente e verso) do documento de identificação e do comprovante de residência de Curitiba e envie pela própria ferramenta.
  6. Enquanto os documentos são analisados pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, você poderá acessar o aplicativo ainda com o status de “Cadastro Provisório” até que ocorra essa validação. Após a análise dos documentos, você receberá um email com a confirmação de seu “Cadastro Definitivo”.
  7. Caso seja detectada alguma inconsistência, você será avisado por e-mail das providências a tomar.

A validação de documentos pelo Aplicativo Saúde Já exige alguns cuidados:

  • É importante que o aplicativo seja atualizado na loja de aplicativos de seu celular – App Store (para celulares sistema IOs) e Play Store (para celulares sistema Android). As versões mais antigas não proporcionam fotos com a qualidade de imagem adequada.
  • O documento enviado deve estar com boa resolução, de forma que seja possível fazer a leitura dos dados.
  • Ao enviar os documentos, a equipe da SMS vai analisar se eles atendem ao solicitado. Caso haja inconsistência, o cidadão será avisado por e-mail. É necessário verificar o retorno da equipe em sua caixa de mensagem, inclusive na caixa de spam, pois algumas vezes o e-mail é erroneamente identificado como spam.
  • Preste atenção aos documentos aceitos como comprovante de endereço: Companhia de Água, Companhia de Luz, Companhia de Gás, Companhia de Telefonia (fixa ou móvel), Companhia de Internet, IPTU, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, Contrato de Aluguel em vigor, acompanhado de conta de consumo (água, luz, telefone), Documentos de correspondência em nome do cidadão, como fatura de cartão de crédito e lojas de departamento.
  • Seguindo essas orientações, será possível validar seus documentos e tornar seu cadastro definitivo. Caso tenha dúvidas, também é possível ligar para a Central Saúde Já – 3350-9000 ou enviar e-mail pata central: smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br

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