fbpx
ColunistasDesenvolvimento Humano - Carina Wahl

Aprenda com os erros

Olá querido leitor, e já diz um velho ditado, errar é humano. Os erros tornam o indivíduo mais experiente e atento em relação a novas situações, fazendo com que essa experiência se converta em aprendizado.

Aprendemos de duas maneiras, pelo amor ou pela dor, infelizmente muitas vezes é necessário sofrermos através de um erro para que nossa mente entenda que não é por esse caminho. Me diz uma coisa, você se cobra demais? Te pergunto isso porque os autocobradores não se permitem ao erro e, portanto, quando acontece tornam-se carrascos de si mesmos. Se martirizam, se judiam pela ocorrência de um erro. Não se cobre tanto, não seja tão punitivo com você mesmo. Com toda certeza devemos fazer sempre o nosso melhor dentro daquilo que nos propomos a fazer e os erros fazem parte desse fazer o melhor. Errar é humano, admitir um erro é humildade, aprender com ele é desenvolver nossa inteligência emocional. Muitas vezes mesmo com todos o sofrimento que ocorre através de um erro, muitas pessoas não aprendem e voltam a cometê-lo e porque será que isso acontece?

Pelo simples fato de aquele erro não gerou aprendizado para aquela pessoa. Outras vezes ela não aceita que errou, ao ponto de vista dela não foi um erro e aqui entra a humildade. Reconheça suas falhas, aprenda com elas e não as repita. Errar faz parte do processo e é necessário muitas vezes para nosso crescimento. Um escritor rabiscou e jogou fora muitas folhas antes de finalizar sua excelente obra literária, um dançarino caiu muitas vezes se machucou diversas vezes para conseguir aquele giro perfeito que tanto buscava, um empresário já perdeu dinheiro e pessoas até achar o ponto assertivo da sua gestão e assim em todas as atividades, a excelência vem através da persistência e do aprendizado. Portanto, não se bloqueie diante de uma falha, mantenha o foco e siga em frente. Persista, isso não quer dizer que não irá falhar novamente, isso quer dizer o quão determinado você é buscando constantemente aquilo que te faz feliz!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo