Aproveite o feriado prolongado para explorar os butecos de Curitiba no Comida di Buteco 2025
Concurso reúne 37 butecos em Curitiba e Região com petiscos a R$ 35; monte seu roteiro

O feriado prolongado de abril está chegando e nada melhor do que aproveitar os dias de folga para fazer um tour gastronômico pelos melhores botecos de Curitiba e São José dos Pinhais. Entre os dias 11 de abril e 4 de maio, a cidade recebe mais uma edição do Comida di Buteco, o maior concurso de botecos do Brasil, que celebra a cultura botequeira com petiscos exclusivos e um clima perfeito para reunir os amigos e a família.
Com 37 botecos participantes e um cardápio repleto de sabores inusitados, o evento é uma ótima pedida para curtir os dias de descanso entre os feriados de 18 e 21 de abril. E o melhor: todos os petiscos concorrentes têm preço fixo de R$ 35, garantindo uma experiência acessível e deliciosa.
“Tem petisco para todos os gostos. Os bolinhos, que são tradicionais de butecos, peixes e carnes deliciosas, batata rosti, arancini, mas tem também aquele petisco raiz, que o bom butequeiro aprecia como espetinho de bucho, rabada, carne de onça. Tem pra todo mundo, porque é isso que o buteco é: democrático”, celebra Filipe Pereira, organizador do concurso.
O roteiro perfeito para o seu feriado
Seja para um happy hour estendido, um almoço diferente ou um passeio gastronômico, os bares do Comida di Buteco prepararam receitas que vão conquistar todos os paladares. Entre as opções, há costelinhas suculentas, bolinhos crocantes, carnes temperadas, petiscos com pinhão, pirogue e muito mais.
Além da comida irresistível, cada visita conta como um voto para eleger o melhor buteco da cidade. A avaliação é feita pelo público e por jurados sigilosos, levando em consideração sabor do petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Com quatro dias de folga pela frente, essa é a oportunidade perfeita para explorar diferentes regiões da cidade e descobrir novos sabores. “Uma das dicas é planejar a butecagem. Pegar uma região da cidade e explorar pode ser uma boa. Ainda, dá pra montar um roteiro com foco nos petiscos. São muitas as opções, mas o importante mesmo é prestigiar o concurso e, mais que isso, os donos dos butecos, que esperam o ano todo pelo concurso”, diz Filipe.
Como funciona o concurso
Até o dia 4 de maio, o público pode visitar os bares participantes e degustar os petiscos criados especialmente para a edição. A avaliação é feita presencialmente, com cada cliente preenchendo uma cédula de votação no local. Além do público, jurados sigilosos também avaliam os pratos concorrentes. O resultado final leva em conta quatro critérios: sabor do petisco (70% da nota), atendimento (10%), higiene (10%) e temperatura da bebida (10%).
Ao final do concurso, um instituto de pesquisa faz a apuração dos votos e define o vencedor de Curitiba e Região. Posteriormente, os melhores botecos de cada cidade participante entram na disputa nacional, onde um júri especializado percorre o país para eleger o melhor boteco do Brasil.