Política

Assembleia aprova moção de apoio em defesa dos servidores da Agência Nacional de Mineração

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (31) moção de apoio apresentada pelos deputados da Comissão de Minas, Energia e Água em prol dos servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) que reivindicam melhorias na carreira, estruturação do órgão e a equiparação salarial frente às demais agências reguladoras federais.

Segundo os deputados, a ANM criada em 2017 é responsável por regular, outorgar e fiscalizar todo o setor mineral, incluindo pesquisa mineral, lavra de substâncias, garimpos, extração de materiais para construção civil, fósseis, água mineral e diamantes.

“Em 2019, a agência repassou R$ 4,5 bilhões aos municípios, estados e União e fez mais de 264 vistorias de barragens até dezembro de 2020. Dos 2.121 cargos da ANM existentes no país, apenas 664 estão ocupados, o que causa um déficit que limita a atuação na oferta, fiscalização e regulação do setor, não podendo atuar com rigor na prevenção de acidentes. As tragédias de Brumadinho e Mariana são exemplo da importância da fiscalização no setor da mineração”, afirmam.

Valorização

Segundo os servidores da agência, hoje há cerca de 18 mil processos de pedido de pesquisa e lavra mineral parados, aguardando análise e parecer, por conta do baixo quadro funcional e estrutural. As reclamações vão desde a falta de pessoal, saída de servidores para a iniciativa privada (por conta das condições de trabalho), até questões salariais”

Os deputados defendem a premente necessidade de valorização, estruturação e reconhecimento funcional dos servidores e equiparação às demais agências reguladoras do Brasil.

Assinaram a moção os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Luís Corti (PSB) – presidente da comissão, Delegado Jacovós (PL), vice-presidente, Denian Couto (Podemos), Luiz Fernando Guerra (União Brasil), Requião Filho (PT) e Tercilio Turini (PSD).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

10 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

11 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

11 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

11 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

12 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

12 horas ago