Educação

Assespro-PR/parceria Acate realiza seminário online sobre as consequências da reforma tributária para a TI

A previsão é de que, se a reforma for aprovada da maneira como está, ocorra um aumento na carga de impostos e contribuições para as empresas do setor

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR/parceria Acate) realizará na terça-feira, 29 de agosto, às 8h30, na Universidade Positivo, em Curitiba/PR, um evento em formato híbrido cujo tema reflete as repercussões da reforma tributária para os profissionais e empresas de Tecnologia da Informação (TI).

evento, que é gratuito e aberto a todos os públicos, discute as mudanças e novidades para esse segmento. A palestra será ministrada pelo vice-presidente jurídico e de compliance da Assespro Acate-PR, Cleiton Sacoman, especialista em Direito Tributário. Acompanhando-o estará Caroline Souza, contadora e advogada, sócia na ROIT, que também exerce o cargo de vice-presidente de planejamento da associação.

Recentemente, uma pesquisa publicada pelo Institute for Management Development (IMD) comprovou um cenário desatualizado quando se fala da competitividade brasileira, que está diretamente ligada à capacidade do país em atrair e desenvolver tecnologia. Para se ter uma ideia, neste ano, o Brasil ficou na 60ª posição da lista, ficando atrás somente de quatro nações no levantamento: África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. Em 2022, o Brasil ocupou a 59ª posição, mas o número de economias avaliadas era 63.

Por isso, na visão da Assespro-PR/parceria Acate, incitar investimentos, planos e estratégias na área de TI é tão importante para reduzir as desigualdades sociais e econômicas históricas no Brasil, colaborando com a geração de emprego e renda, além de melhor oferta de produtos e serviços para a população em geral.

Inflação

Na visão da empresa, o novo tributo, do qual ainda não se conhece o percentual, poderá gerar uma inflação nos preços dos serviços de TI, aumentando assim o custo da transformação digital e do processo de reindustrialização e inovação nacional. Ademais, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que também recebe o nome de IVA (Imposto sobre Valor Agregado), deve aumentar a carga tributária nas operações com software, tanto no licenciamento de uso quanto em todos os serviços de tecnologia da informação.

Como se isso não bastasse, a expectativa é que, com a aprovação da reforma tributária do jeito que está, o processo de desenvolvimento de softwares se torne mais oneroso. Isso ocorre porque o principal insumo desse setor é a mão de obra, e há um déficit de profissionais para o segmento em longo prazo. Na visão de Josefina Nascimento, presidente da Assespro Acate-PR, essa realidade poderá levar empresas a procurarem outros países, o que, por sua vez, desencadeará uma série de perdas em todos os outros setores, como um efeito dominó.

É importante destacar que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirma que “a transformação digital impulsiona o crescimento econômico, aumenta a produtividade e a eficiência administrativa, reduz a desigualdade nos países em desenvolvimento, facilita a inovação e fortalece a governança”.

SERVIÇO

Evento: Impacto da reforma tributária para os profissionais e empresas de TI.

Data: 29 de agosto, terça-feira.

Horário: 8h30

Local: Universidade Positivo -Praça General Osório, 125, Centro.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Turismo: alta do dólar pode pressionar preços e dificultar viagens domésticas

Apesar do recuo nos últimos dias, a alta do dólar, que atingiu o seu maior…

55 segundos ago

Público do Festival Gastronômico de Pomerode cresce 10% nos primeiros quatro dias

Mais de 6,3 mil pessoas participaram do 18º Festival Gastronômico de Pomerode de quinta-feira a…

7 minutos ago

Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado, novo passeio de bicicleta pela Mata Atlântica e programação especial em julho

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu e com gestão da…

13 minutos ago

Fiep defende planejamento da infraestrutura em reunião com embarcadores, secretários e deputados

O Paraná adicionaria cerca de R$ 1,6 bilhão a sua economia anualmente se as condições…

22 minutos ago

Ministério das Comunicações vai entregar chips de celular para 22 mil alunos da rede pública do Rio Grande do Norte

O Ministério das Comunicações irá entregar 22 mil chips de telefonia móvel do programa Internet…

25 minutos ago

Obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando

As obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando em sua superestrutura. O atual estágio…

34 minutos ago