Associação Brasileira de Bancos lança campanha nacional de prevenção a fraudes e golpes
A ABBC – Associação Brasileira de Bancos lançou, no dia 22 de agosto, a partir das 15h, em um evento no Banco Central, a campanha “Tem Cara de Golpe”.
A ação tem como objetivo alertar e orientar a população quanto à prevenção de fraudes, fornecendo informações e dicas sobre os principais golpes atualmente em circulação no mercado, como o do falso motoboy, das trocas de cartão, dos pedidos de dinheiro pelo WhatsApp, e da “falsa central”.
A iniciativa da ABBC conta com o apoio de mais de 60 instituições associadas.
“Com a campanha ‘Tem Cara de Golpe’, reforçamos nosso compromisso em disseminar o conhecimento para que a população possa identificar os principais golpes financeiros que ameaçam a nossa sociedade”, diz a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
A abertura do evento será do chefe-adjunto do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) do Banco Central do Brasil, Carlos José Braz Gomes de Lemos, e da presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
Logo a seguir, um painel debaterá o cenário atual de fraudes e golpes no país, assim como as medidas em vigor para combater essas ações fraudulentas e inibir os criminosos.
Entre os convidados desse painel, estão grandes especialistas do setor financeiro e da Segurança Pública. Participam: Márcio Contador, chefe de subunidade do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) do Banco Central do Brasil; Carlos Afonso Gonçalves da Silva, delegado divisionário de Crimes Cibernéticos do DEIC/SP; e Fábio Fekete de Noronha, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do Grupo de Trabalho (GT) da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e especialista em segurança digital do Sicredi. A mediação do painel será de Marcelo Alves de Souza, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e gerente de Prevenção e Combate à Fraude e PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo) do Banco Bari; e de Paulo Condutta Villas Boas, coordenador da Comissão de Cibersecurity e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e gerente de Segurança da Informação do Banco Ourinvest.
No encerramento do evento, será apresentado como a campanha impactará a população, com a participação de Fernando Capra, superintendente de Comunicação e Marketing da ABBC.
No site oficial da campanha “Tem Cara de Golpe” (www.temcaradegolpe.com.br), estão descritos os 11 tipos de fraudes mais comuns, além de serem detalhadas as principais estratégias de prevenção a golpes financeiros. O portal conta ainda com materiais educativos, como vídeos, orientações sobre como agir caso as pessoas sejam vítimas, além de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes sobre o tema “fraude” e ainda um teste, em formato de “quiz”, para ajudar os usuários a avaliarem seu nível de vulnerabilidade aos golpes.
Golpes cada vez mais sofisticados
Segundo uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no ano passado, mais de 8 milhões de pessoas foram vítimas de golpes financeiros. Para Fábio Fekete de Noronha, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e especialista em segurança digital do Sicredi, a conscientização da população é um dos principais recursos para que este número deixe de subir.
De acordo com Noronha, os golpes estão se tornando cada vez mais sofisticados, o que tem sido combatido pelas instituições financeiras com investimentos robustos em tecnologia e equipes de combate e monitoramento, bem como com informações didáticas e atualizadas à sociedade para aumentar sua consciência preventiva. “Os golpistas hoje estão se especializando em técnicas de engenharia social para convencer os clientes a compartilharem voluntariamente seus dados sensíveis ou realizarem transações indevidas”, afirma.
Dicas importantes
Caso alguém seja vítima de golpe, é importante comunicar imediatamente ao banco por meio dos canais oficiais de atendimento. Além disso, é necessário bloquear os serviços financeiros e as contas que possam ser acessadas pelos criminosos.
Entre as ações preventivas é importante não compartilhar dados pessoais, desconfiar sempre de ligações com pedidos urgentes e nunca clicar em links suspeitos ou desconhecidos, que podem ser endereços maliciosos disfarçados, seja por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas.
Sobre a ABBC – A ABBC – Associação Brasileira de Bancos é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983 para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios a seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem mais de 100 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, fintechs e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltados para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição estão as ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção a fraudes.