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Associação Brasileira de Bancos lança campanha nacional de prevenção a fraudes e golpes

A ABBCAssociação Brasileira de Bancos lançou, no dia 22 de agosto, a partir das 15h, em um evento no Banco Central, a campanha “Tem Cara de Golpe”.

A ação tem como objetivo alertar e orientar a população quanto à prevenção de fraudes, fornecendo informações e dicas sobre os principais golpes atualmente em circulação no mercado, como o do falso motoboy, das trocas de cartão, dos pedidos de dinheiro pelo WhatsApp, e da “falsa central”.

A iniciativa da ABBC conta com o apoio de mais de 60 instituições associadas.

“Com a campanha ‘Tem Cara de Golpe’, reforçamos nosso compromisso em disseminar o conhecimento para que a população possa identificar os principais golpes financeiros que ameaçam a nossa sociedade”, diz a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.

A abertura do evento será do chefe-adjunto do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) do Banco Central do Brasil, Carlos José Braz Gomes de Lemos, e da presidente da ABBC, Sílvia Scorsato. 

Logo a seguir, um painel debaterá o cenário atual de fraudes e golpes no país, assim como as medidas em vigor para combater essas ações fraudulentas e inibir os criminosos.

Entre os convidados desse painel, estão grandes especialistas do setor financeiro e da Segurança Pública. Participam: Márcio Contador, chefe de subunidade do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) do Banco Central do Brasil; Carlos Afonso Gonçalves da Silva, delegado divisionário de Crimes Cibernéticos do DEIC/SP; e Fábio Fekete de Noronha, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do Grupo de Trabalho (GT) da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e especialista em segurança digital do Sicredi. A mediação do painel será de Marcelo Alves de Souza, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e gerente de Prevenção e Combate à Fraude e PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo) do Banco Bari; e de Paulo Condutta Villas Boas, coordenador da Comissão de Cibersecurity e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e gerente de Segurança da Informação do Banco Ourinvest.

No encerramento do evento, será apresentado como a campanha impactará a população, com a participação de Fernando Capra, superintendente de Comunicação e Marketing da ABBC.

No site oficial da campanha “Tem Cara de Golpe” (www.temcaradegolpe.com.br), estão­­ descritos os 11 tipos de fraudes mais comuns, além de serem detalhadas as principais estratégias de prevenção a golpes financeiros. O portal conta ainda com materiais educativos, como vídeos, orientações sobre como agir caso as pessoas sejam vítimas, além de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes sobre o tema “fraude” e ainda um teste, em formato de “quiz”, para ajudar os usuários a avaliarem seu nível de vulnerabilidade aos golpes.

Golpes cada vez mais sofisticados

Segundo uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no ano passado, mais de 8 milhões de pessoas foram vítimas de golpes financeiros. Para Fábio Fekete de Noronha, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do GT da ABBC – Ações de Conscientização sobre Golpes e Fraudes, e especialista em segurança digital do Sicredi, a conscientização da população é um dos principais recursos para que este número deixe de subir.

De acordo com Noronha, os golpes estão se tornando cada vez mais sofisticados, o que tem sido combatido pelas instituições financeiras com investimentos robustos em tecnologia e equipes de combate e monitoramento, bem como com informações didáticas e atualizadas à sociedade para aumentar sua consciência preventiva. “Os golpistas hoje estão se especializando em técnicas de engenharia social para convencer os clientes a compartilharem voluntariamente seus dados sensíveis ou realizarem transações indevidas”, afirma.

Dicas importantes

Caso alguém seja vítima de golpe, é importante comunicar imediatamente ao banco por meio dos canais oficiais de atendimento. Além disso, é necessário bloquear os serviços financeiros e as contas que possam ser acessadas pelos criminosos.

Entre as ações preventivas é importante não compartilhar dados pessoais, desconfiar sempre de ligações com pedidos urgentes e nunca clicar em links suspeitos ou desconhecidos, que podem ser endereços maliciosos disfarçados, seja por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas.

Sobre a ABBC – A ABBC – Associação Brasileira de Bancos é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983 para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios a seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem mais de 100 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, fintechs e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltados para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição estão as ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção a fraudes.

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