Empreendedorismo

Audi comercializa quase 2 milhões de veículos em 2023 e reforça estratégia global de eletrificação

A Audi AG comercializou cerca de 1,9 milhão de veículos em 2023. Entre os destaque estão as vendas de mais de 178 mil veículos totalmente elétricos, um aumento de 51% em comparação com 2022. O desempenho positivo reflete a crescente demanda por esses veículos e servirá como base sólida para 2024, um ano desafiador e com o foco na eletromobilidade. O próximo passo nesta estratégia de eletrificação será a estreia mundial do Audi Q6 e-tron.

“A Audi é uma marca forte e tem um foco claro no futuro elétrico”, afirma o CEO da Audi, Gernot Döllner. “A alta demanda por nossos modelos serve como um ponto de partida robusto para o novo ano. Ao mesmo tempo, reconhecemos que 2024 será um ano desafiador devido ao aumento da concorrência e às incertezas econômicas globais. Isto reforça a importância de seguir um plano claro que enfrente estes desafios e se concentre na rentabilidade dos nossos veículos. Em 2024 e 2025, também fortaleceremos e rejuvenesceremos o nosso portfólio com inúmeros novos modelos. O foco estará em nossos carros elétricos e inovadores. Também estamos dando à marca um posicionamento robusto para os próximos anos, com uma geração inteiramente nova de modelos com motores a combustão e híbridos plug-in”, conclui.

Em 2023, a Audi aumentou as suas vendas em todas as regiões do mundo e apresentou um crescimento superior ao mercado geral. O crescimento da demanda de modelos totalmente elétricos, em particular, confirma a consistente estratégia de eletrificação da empresa. No Brasil, a marca das quatro argolas cresceu 18,9% as suas vendas em 2023 na comparação com 2022. O resultado foi puxado pelo modelo Audi Q5, que teve uma alta de 38% em 2023 em relação ao ano anterior.

Desempenho positivo de vendas na Europa, EUA e China

“Conseguimos aumentar as vendas em mais de 17% em 2023”, afirma Hildegard Wortmann, membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Audi AG. “Isto foi possível graças aos esforços da nossa equipe global e dos nossos concessionários parceiros em todo o mundo – obrigado pelo desempenho impressionante! Assistimos a um forte crescimento, especialmente nos nossos principais mercados, a Europa, os EUA e a China, ao mesmo tempo que continuamos a acelerar a eletrificação. Estamos colocando nossa estratégia nas estradas e permitindo que cada vez mais clientes experimentem a eletromobilidade”, acrescenta.

A demanda por modelos elétricos é elevada: em 2023, a Audi comercializou mais de 178 mil veículos totalmente elétricos (+51%). Houve uma demanda particularmente intensa pelo Audi Q4 e-tron (+112%). A Audi continuará a impulsionar essa transformação em 2024. A estreia mundial do Audi Q6 e-tron, também marca a estreia da nova Plataforma Elétrica Premium (PPE), que foi desenvolvida especificamente para modelos elétricos. Outros lançamentos de modelos seguirão o Audi Q6 e-tron.

Com a melhoria da situação de fornecimento de itens e peças, a Audi conseguiu atender melhor a crescente demanda por modelos de todo o seu portfólio no ano passado. Além dos modelos totalmente elétricos da marca, o Audi Q5 (332 mil unidades), o Audi A6 (267 mil unidades) e o Audi A4 (237 mil unidades) foram particularmente populares.

A Audi Sport comercializou cerca de 48 mil veículos de alto desempenho em todo o mundo, um aumento de 5% em comparação com o ano anterior. Na Europa, foram entregues cerca de 748 mil veículos (+20%). Os modelos totalmente elétricos tiveram o crescimento mais forte (+30%), com o Audi Q4 e-tron liderando (+68%).

A Audi expandiu a sua forte posição na Alemanha, aumentando as entregas no mercado doméstico da marca em mais de 17%, para mais de 252 mil veículos. As entregas de modelos totalmente elétricos aumentaram cerca de 13%, para 32 mil unidades.

A Audi enxerga os Estados Unidos como um mercado futuro com grande potencial de crescimento. E os números de 2023 comprovam isso. Com cerca de 229 mil unidades vendidas (+22%), o ano passado foi o melhor ano de vendas da marca no país até agora. A procura foi especialmente elevada para modelos totalmente elétricos, com as vendas crescendo cerca de 55%, para 25 mil unidades vendidas.

A Audi também teve um aumento de vendas no importante mercado da China: a empresa vendeu um total de mais de 729 mil carros para clientes na China e Hong Kong, alta de mais de 13% na comparação com o ano anterior.

Em todos os outros mercados mundiais, a Audi comercializou cerca de 190 mil veículos (+19%) em 2023. Destes mercados, Argentina (+109%), Índia (+90%), México (+32%) e Austrália (+29%), por exemplo, apresentaram um crescimento expressivo.

 

Mercado

 

2023

2022

Variação

Mundo 1,895,240 1,614,231 +17.4%
Europa 747,619 624,498 +19.7%
Alemanha 252,060 214,678 +17.4%
Reino Unido 137,489 110,193 +24.8%
França 49,803 44,098 +12.9%
Itália 66,578 55,889 +19.1%
Espanha 40,761 35,245 +15.7%
Estados Unidos 228,550 186,875 +22.3%
México 13,109 9,905 +32.3%
Brasil 6,642 5,587 +18.9%
China + Hong Kong 729,042 642,548 +13.5%

 

Audi no Brasil – 30 anos

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Nestes 30 anos, a Audi trouxe para o Brasil tecnologias inéditas como o pioneiro sistema de iluminação Audi LED Matrix e a carroceria formada majoritariamente por alumínio no elegante Audi A8. Nestas três décadas de história, a marca trouxe modelos marcantes ao Brasil. Entre os mais vendidos estão o Audi A3, Audi Q3 e Audi Q5.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a mobilidade sustentável, com veículos elétricos e livre de emissões de poluentes. A marca já investiu R$ 87 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico, em Vinhedo, e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

11 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

12 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

12 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

12 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

12 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

12 horas ago