(Foto: Jorge Prado/PMP)
O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebeu na noite da última quarta-feira (10) Audiência Pública para Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025. Promovidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), as audiências são oportunidades de participação popular na elaboração das peças orçamentárias. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.
Durante a ação, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, comentou a previsão de arrecadação para o próximo ano e a responsabilidade ao planejar o direcionamento desses recursos. “Mais de R$1 bilhão, essa é a previsão de receita para o próximo ano. Isso representa um otimismo, sim, mas um otimismo baseado em evidências, em dados, em um trabalho muito consistente, muito sério. E aqui estou diante daqueles que fazem esse trabalho tão importante para a nossa cidade e eu tenho certeza que este número carrega uma responsabilidade fiscal muito grande”, declarou.
“As metas fiscais representam as prioridades do nosso município e por meio delas temos um horizonte. Então aproveito para parabenizar a equipe da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento pois se dedica a uma pasta tão importante, fundamental para que tenhamos a possibilidade de planejar adequadamente, de forma séria, de forma qualificada, a fim de direcionarmos nossos recursos para atendermos cada vez melhor a nossa população”, destaca Rosa Maria.
Na oportunidade também foi discutido o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) por meio da participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolecente (CMDCA). Importante salientar que a LDO é um instrumento legal que determina critérios para a elaboração e execução dos orçamentos públicos, nesse sentido, estabelece quais serão as metas e prioridades para o emprego do orçamento público para o próximo ano.
As secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Segurança e Trânsito e de Saúde apresentaram as ações indicadas pelos munícipes em 2023 que foram executadas no ano de 2024. Ações para geração de emprego e renda, cursos e qualificações foram apresentadas pela diretora de Geração de Emprego e Renda, da Semde, Márcia Ferreira.
Sobre a implantação do patrulhamento da Guarda Municipal a pé nas áreas de maior movimento e a ampliação do atendimento da GM nos bairros explanou o secretário da Seset, Anderson Mendes de Araújo.
Outra prioridade apontada pela população foi a realização de mutirões de consultas e exames, sobre este assunto quem apresentou as ações realizadas foi a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
No final do evento, o diretor do Departamento de Administração, da Secretaria de Obras Públicas (Semop), Edgar Fernão Bragança Bueno, fez uma apresentação sobre o orçamento referente aos serviços realizados pela Semop.
Presenças
Estiveram presentes no evento, o presidente da Câmara, vereador Marcinho; as secretárias municipais de Meio Ambiente, Rosana Boeira Iheu; de Saúde, Adriane da Silva, Jorge Carvalho e os secretários municipais de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza; de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro; de Governo, Márcio Mainardes; de Obras Mário Stier e de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…