Divulgação Aumenta a preocupação com inflação e custo de vida na região Sul
A alta da inflação e do custo de vida está deixando a população da região Sul menos otimista em relação à melhoria da situação do país. De acordo com a última pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada em março, em seis meses a percepção de que os preços estão muito maiores subiu de 76% para 91%, o que representa crescimento de 15 pontos percentuais.
A pesquisa também perguntou sobre quais seriam os itens que mais influenciam a percepção da população sobre a alta de preços: 77% indicaram alimentos e outros produtos do abastecimento doméstico, cinco pontos a mais que na onda anterior (72%); 37% apontaram para o preço do combustível e outros 27% mencionaram os custos com saúde e medicamentos. A preocupação com os juros dos cartões de crédito, financiamentos e empréstimos ficou em quarto lugar, com 14%.
Situação do país – Como reflexo dessa sensação de alta demasiada nos preços, os entrevistados reduziram suas expectativas em relação à melhoria do país em 2025. Ainda que discreto, o menor otimismo foi registrado pela pesquisa: em dezembro, em todo o país, 28% acreditavam que o Brasil havia piorado; agora, em março, esse percentual subiu para 30%. A soma daqueles que acreditam que o país vai melhorar ou ficar na mesma situação permanece a mesma (68%).
O relatório também detectou que a opinião sobre o aumento demasiado da inflação nos últimos seis meses é uma percepção geral dos entrevistados (foi igual ou superior a 85% em todos os estratos sociodemográficos e regiões).
Para o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, “as notícias sobre a economia, marcadas no primeiro trimestre por temas como aumento da inflação e da taxa de juros, revisão para baixo das previsões de crescimento do PIB e possível impacto das políticas comerciais dos EUA sob o novo governo de Donald Trump, trouxeram incertezas para os brasileiros e impactaram as expectativas em relação ao Brasil no decorrer do ano”.
A Pesquisa RADAR FEBRABAN é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) e mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia e prioridades para o país. A pesquisa também apura as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…