fbpx
Geral

PUCPR faz ação para tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda

Iniciativa do Curso de Ciências Contábeis da PUCPR oferece atendimento presencial com acadêmicos e docentes

O prazo para os brasileiros enviarem declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2023 ao fisco se encerra no dia 31 de maio. Apesar de ser uma obrigação anual, a apresentação do documento gera inúmeras dúvidas na população. Por isso, o curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) irá promover, no dia 25 de março, um dia de atendimentos tanto à comunidade interna quanto externa da Instituição para esclarecer as regras e critérios para quem precisa declarar o tributo.

Coordenador do curso, vinculado à Escola de Negócios da Universidade, o professor Hugo Dias Amaro comenta sobre a importância e a obrigatoriedade da declaração do IRPF para evitar problemas futuros aos contribuintes.

“Declarar os impostos envolve muitos fatores técnicos que podem gerar dúvidas para aqueles que não fazem parte da área de contabilidade e, muitas vezes, criam uma grande ‘dor de cabeça'”, diz o especialista. “Por isso, docentes e estudantes do curso de Ciências Contábeis da PUCPR se mobilizam para auxiliar a população sobre como preencher a declaração de forma correta e facilitar esse momento para todos que necessitam de suporte”.

Neste ano, o atendimento contemplará a entrega prévia do IRPF para os contribuintes que possuem conta gov.br com níveis prata (acessar serviços digitais) e ouro (sem restrição de acesso). O atendimento será feito em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Receita Federal.

Outra novidade deste ano é a possibilidade da doação do imposto devido para os projetos sociais do Grupo Marista. Doando pelo Imposto de Renda, na modalidade formulário completo, é possível destinar até 6% do imposto devido. O valor doado pode ser abatido do imposto a pagar ou somado à restituição.

Tira-dúvidas – No dia 25 de março, docentes e acadêmicos da Universidade estarão disponíveis para tirar dúvidas presencialmente sobre o tema. A ação é gratuita, aberta a todos e ocorre das 13h30 às 17h30, no Hub de Empreendedorismo e Inovação, localizado no térreo da Escola de Negócios da instituição, no Bloco 4 (Laranja) do câmpus de Curitiba.

 

Serviço:

Tira-dúvidas sobre a declaração do IRPF na PUCPR

Ação presencial: 25 de março, das 13h30 às 17h30, no Hub de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Negócios da PUCPR

Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – Curitiba (PR) – Bloco 4 (Laranja) – Térreo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo