Auto de São Francisco no Memorial de Curitiba

PUBLICIDADE

Prefeito pediu que as crianças sentassem na frente do palco
Prefeito pediu que as crianças sentassem na frente do palco. foto Daniel Castellano SMCS
Mesmo com chuva, a estreia do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 emocionou o público que compareceu ao Largo da Ordem na noite desta quarta-feira (22/11). Por causa do mau tempo, o Auto de São Francisco foi encenado dentro do Memorial de Curitiba e, mesmo sendo realizado em um espaço fechado, o espetáculo encantou as crianças e adultos, entre eles muitas famílias, que lotaram o espaço da Prefeitura no Centro Histórico da capital.

O prefeito, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, destacou os benefícios que as mais de 100 atrações programadas trazem para a cidade. “A expectativa é de um grande êxito não só social e cultural, mas econômico. O Natal dá à cidade muita renda e muito emprego, aos artistas que atuam, aos músicos que tocam, aos que iluminam, que bordam, que montam as árvores, que vendem bens de consumo. A cidade serve-se da temporada do Natal para ter o seu grande momento no ano”, afirmou.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel e sua esposa, Paula Mocellin Slaviero, também participaram da abertura do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023.

Grande produção concebida pela Fundação Cultural de Curitiba exclusivamente para dar a largada dos festejos natalinos,  o auto foi apresentado integralmente, com todos os seus 35 artistas vestidos de anjos, arautos, frades franciscanos, os tradicionais personagens do presépio –  Menino Jesus, Maria, José e os três reis magos –, além da figura de São Francisco de Assis em um boneco gigante, de 4,3 metros de altura, manipulado como marionete por cinco pessoas. O espetáculo celebra a primeira representação do presépio de Natal criada por São Francisco há 800 anos.

natal__prefeito e crianças
foto Daniel Castellano SMCS

Brilho

A noite também teve o brilho da famosa cantora lírica Carmem Monarcha, que cantou seis temas clássicos acompanhada do pianista Daniel Gonçalves. A soprano, que realizou turnê em mais de 70 países com a orquestra de André Rieu e atualmente desenvolve uma bem-sucedida carreira solo, falou da sua alegria em participar do Natal curitibano. “Tenho um carinho especial por essa cidade. É um lugar em que me sinto muito acolhida”, declarou.

Antes da cantora, também subiram ao palco os integrantes dos corais Brasileiro e Brasileirinho, do Conservatório de MPB de Curitiba. Sob a regência de Helena Bel, as crianças e adolescentes, vestidos de franciscanos, cantaram os hits Quando o Natal Chegar e Jingle Bells.

A participação dos corais e da cantora Carmem Monarcha foi exclusiva para a noite de abertura. O Auto de São Francisco terá novas apresentações nesta quinta (23/11), sexta-feira (24) e nos dias 28, 29 e 30 de novembro, às 19h30. Se não chover, as encenações serão ao ar livre, como previstas originalmente, no circuito que começa na Praça Garibaldi e termina no Largo da Ordem, passando pelas sacadas dos prédios históricos e pela grande árvore de Natal iluminada, de 10m de altura, no Memorial de Curitiba.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima