Autossabotagem
Olá querido leitor, a autossabotagem pode ser definida como sendo uma série de ações involuntárias – destrutivas ou punitivas – que acabamos praticando contra nós mesmos. Ela pode tanto se manifestar no âmbito pessoal quanto no profissional do indivíduo, afetando o desenvolvimento das relações e principalmente, seu crescimento e sucesso na carreira.
Embora seja algo bastante comum, esse comportamento costuma não ser claramente percebido pela maioria das pessoas que se autossabotam.
Alguns sinais nos ajudam a identificar a autossabotagem:
- Sinto que não sou bom o suficiente;
- Sinto que não sou capaz;
- Deixo sempre para depois;
- Tenho medo constante de errar;
- Me comparo sempre com os outros;
- Fico sempre arrumando desculpas.
A autossabotagem pode nos trazer diversas consequências e alguns riscos são evidentes como explosões de raiva, procrastinação, tristeza, mudanças de emprego constante, iniciar várias coisas e não finalizar nenhuma.
Quando você percebe que esse comportamento ocorre com frequência em sua rotina, atrapalhando a sua vida social, profissional ou familiar, então talvez esteja na hora de olhar mais profundamente o que pode estar motivando esse ciclo de autossabotagem.
Essas repetições autodestrutivas vão se acumulando com o passar do tempo e acaba se sedimentando em nosso inconsciente, portanto muitas vezes é necessário buscar ajuda para o desenvolvimento e tratamento.
Para trabalhar autossabotagem é importante trabalhar o autoconhecimento, fazer o que se propôs a fazer sem achar desculpas e desistir, ter claro seus objetivos e sem dúvida alguma saber dizer NÃO!
Não foque em grandes metas, pois para atingi-las é através de pequenos passos, foque neles!