fbpx
Empreendedorismo

Itaipu leva tecnologia e conhecimento para o Show Rural Coopavel 2024

Estande da Binacional vai apresentar os investimentos do programa Itaipu Mais que Energia

A Itaipu Binacional vai levar um estande totalmente renovado para o Show Rural Coopavel 2024. Os destaques serão uma exposição interativa sobre o programa Itaipu Mais que Energia e uma versão reduzida do viveiro florestal da Itaipu, com diversas atividades relacionadas ao plantio de sementes nativas. No total, o estande vai ocupar uma área de 400 metros quadrados.

“A participação da Itaipu no Show Rural é uma tradição, mas esse ano queremos levar ao público uma empresa ainda mais alinhada com a população. Vamos mostrar os muitos investimentos que estamos fazendo por meio do programa Itaipu Mais que Energia”, afirma Enio Verri, diretor-geral brasileiro da usina. Ele já confirmou presença no evento, nos dias 5 e 6 de fevereiro.

O estande terá diferentes ambientes imersivos e educativos com conteúdos semelhantes aos que foram criados para a Expo Dubai. A Ciência na Esfera terá como enfoque o aquecimento global e o que a Itaipu faz para mitigá-lo, e uma sala imersiva 360° vai trazer informações sobre os rios voadores.

Uma parede interativa humanizada vai mostrar todos os municípios beneficiados pelo programa Itaipu Mais que Energia, e as diferentes iniciativas que serão financiadas pelo programa em cada local.

Haverá também espaço para o turismo, com o uso dos óculos de realidade virtual, e totens com telas com informações sobre a usina e os programas. As iniciativas da Itaipu ligadas a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também estarão no estande, para que os visitantes possam conhecer a variedade de projetos apoiados pela empresa.

Vizinho amigo

Durante o Show Rural, os proprietários de áreas lindeiras à Faixa de Proteção poderão fazer sua atualização cadastral. Esta é uma atividade que já está sendo por meio de visitas, mas a expectativa é alcançar alguns dos cerca de 2.700 vizinhos durante o evento.

O processo é bastante simples e será feito por uma equipe especializada. Quem fizer a atualização cadastral no estande do Show Rural receberá um brinde da Itaipu.

A parceria é fundamental para a comunicação entre a Itaipu e os proprietários, permitindo rápida troca de informações para obtenção de coordenadas, solicitação de poda de cortina florestal, solicitação para captação de água para irrigação ou dessedentação animal, entre outros.

Vitrine

Em 2024, a Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” completa 20 anos de apresentação no Show Rural. O espaço costuma ser um dos mais procurados pelos visitantes e seu objetivo é despertar o interesse para uma agricultura voltada para a sustentabilidade, com retorno econômico, baseada no equilíbrio ambiental e na justiça social, respeitando os conhecimentos locais e tradicionais.

Este ano, a Itaipu Binacional leva para a Vitrine as ações do Horto de Plantas Medicinais e Alimentícias Não Convencionais, focando na valorização, usos e conservação de espécies nativas do Brasil, em especial do Bioma Mata Atlântica. Também vai apresentar cultivos em Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), modelo que está em ampla expansão no estado do Paraná.

Também estarão disponíveis os resultados de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sobre desenvolvimento de tecnologias para produção orgânica na área de manejo de solo, fertilidade, controle de plantas espontâneas, controle de pragas e doenças e mecanização agrícola.

Além da Itaipu Binacional, os parceiros responsáveis pela Vitrine incluem a Embrapa, Coopavel, Iapar-Emater, Unioeste, UFPR-Palotina, UFFS, Programa Paraná Orgânico, Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos, Centro Alternativo de Estudos Pesquisas e Apoio Técnico ao Campo, Centro de Apoio ao Promoção da Agroecologia / Marechal C. Rondon, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore) e Núcleo Oeste do Paraná da Rede EcoVida de Agroecologia.

Acesso

Segundo o coordenador geral do Show Rural, Rogério Rizzardi, pela primeira vez, todo o trecho de rodovia que conecta a cidade de Cascavel ao parque onde o evento acontece está duplicado. “São cerca de dez quilômetros de distância e, com a reestruturação do trevo Cataratas e a duplicação da BR-277 sentido Curitiba, a ida e o retorno dos visitantes acontecerão com mais segurança e em menor tempo em comparação ao das edições anteriores”, destaca.

As obras foram financiadas pela Itaipu Binacional, em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado.

Sobre o Show Rural

A 36ª edição do Show Rural, idealizada e organizada pela Coopavel, acontece de 5 a 9 de fevereiro em Cascavel (PR), no Km 577 da BR-277, na saída para Curitiba. Neste ano, serão 600 expositores numa área de 72 hectares; a expectativa de público é superior a 300 mil visitantes e a estimativa de vendas está na casa dos R$ 5,5 bilhões.

A visitação é gratuita, bem como o estacionamento – são 17 mil vagas. Quem quiser fazer suas refeições no parque encontra um restaurante com capacidade para quatro mil pessoas e várias lanchonetes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo