fbpx
GeralTurismo

Balé O Quebra-Nozes, Desfile de Natal e Cantata do Bairro Novo estreiam esta semana

O balé O Quebra-Nozes nas Ruínas do São Francisco, o Desfile Mágico de Natal por bairros da capital e a Cantata do Bairro Novo são as grandes estreias desta semana do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. 

A programação gratuita ainda terá nos próximos dias iluminação do Paço da Liberdade no Centro, concertos no Parque Barigui e auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo na Rua da Cidadania do Boa Vista.

Na segunda-feira (6/12), começam as apresentações da caravana Desfile Mágico de Natal, que vai percorrer, a partir das 19h30, 40 bairros da capital até domingo (12/12).

Caminhões transformados em palcos itinerantes sobre rodas, em formato de “quadros de obras de arte”, desfilam por ruas, trazendo dezenas de personagens e um elenco especial, com direção de cena e coreografias do bailarino carioca Carlinhos de Jesus.

A saída diária é do shopping Pátio Batel.

Entre os bairros previstos, estão Água Verde, Ahú, Alto da XV, Alto da Glória, Bacacheri, Batel, Bigorrilho, Boa Vista, Bom Retiro, Boqueirão, Cabral, Campo Comprido, Capão Raso, Cascatinha, Centro, CIC, Cristo Rei, Fazendinha, Hauer, Hugo Lange, Jardim Social, Juvevê, Mercês, Novo Mundo, Parolin, Pilarzinho, Prado Velho, Rebouças, Santa Felicidade, São Francisco, São João, São Lourenço, Taboão, Tarumã, Vila Guaíra e Vista Alegre.

Imprevistos no trânsito podem alterar o roteiro da atração e as rotas diárias com as ruas específicas por onde o desfile passará serão divulgadas nas redes sociais.

Paço iluminado

De terça a quinta-feira (7 a 9/12), a Praça Generoso Marques, no Centro, volta a receber o  Natal no Paço da Liberdade Sesc PR.

Neste ano, o prédio histórico receberá uma lúdica iluminação cênica das 19h às 21h30.

Não é preciso agendamento para apreciar a decoração que valoriza a fachada art nouveau do Paço, que foi a primeira sede da Prefeitura de Curitiba.

Obra-prima da dança

As Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico, voltam a ser palco, a partir de quarta-feira (8/12),  às 20h, da montagem clássica do balé O Quebra-Nozes, que será ao ar livre.

Criada por PyotrIlych Tchaikovsky, em 1891, a obra-prima da dança conta a história da menina Clara que, em sonho, viu seu estimado presente de Natal – um quebra-nozes em forma de boneco – tornar-se soldado e liderar um pelotão.

Por conta da capacidade de público do local, o espetáculo tem agendamento no site da programação (já esgotado).

As apresentações acontecem até domingo (12/12) e, por ser uma atração ao ar livre, em caso de mau tempo, poderá ser cancelada.

O cenário de O Quebra-Nozes, que leva ao palco 31 bailarinos, terá ainda árvore de Natal de luz ao lado do palco e a iluminação do Belvedere da Praça João Cândido, ao fundo.

Auto e cantata nas regionais

Nas Regionais da Prefeitura, também há atrações imperdíveis durante a semana.

Na Rua da Cidadania do Boa Vista, na quinta-feira (9/12), às 15h, ocorre a apresentação gratuita do auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, que não precisa de agendamento.

Já na sexta-feira (10/12), às 19h30, ocorre a única apresentação da tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo.

O espetáculo gratuito não precisa de agendamento e reunirá um coro de 900 vozes de curitibinhas no palco em frente à Rua da Cidadania que fica no bairro Sítio Cercado.

O coro da 10ª Cantata de Natal do Bairro Novo é formado por crianças de 7 a 10 anos, num trabalho que envolve diretamente a Administração Regional e os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba e da Educação.

Concertos no Barigui

No sábado (11/12), ocorre a 13ª edição do  Concerto de Natal Positivo, em um palco montado em frente ao Centro de Exposições, no Parque Barigui.

Serão duas sessões ao ar livre gratuitas e sem agendamento: 10h30 e 15h.

No programa da Orquestra Filarmônica Positivo, sob regência do maestro alemão Stefan Geiger, a Abertura Natal de Otto Nicolai, concerto para trompa Nº 2 de Mozart e trechos do balé O Quebra-Nozes de Tchaikovsky. O espetáculo terá a participação do solista espanhol Adrian Dias Martinez, um dos trompistas mais importantes de sua geração, vencedor da International Mozart Competition.

Atrações de segunda-feira (06/12) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
19h – Luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h – Show de luzes dançantes com música na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
19h30 – Estreia do Desfile Mágico de Natal (saída shopping Pátio Batel, Avenida do Batel, 1868, Batel)
19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
19h30 – O Natal Família Madalosso – Encantando Santa Felicidade (Avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
19h30 – Música no Memorial de Curitiba com Awallonia – Música Céltica (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo