Empreendedorismo

Banco PAN alcança 28 milhões de clientes e registra lucro líquido ajustado de R$ 777 milhões em 2023

São Paulo, 01 de fevereiro de 2024 – O Banco PAN (BPAN4) encerrou 2023 com 28 milhões de clientes, avanço de 18% no ano, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 777 milhões, em linha com 2022. No quarto trimestre, o lucro líquido ajustado foi de R$ 195 milhões, estável em relação ao 4T22, com ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado de 11,1%.

A carteira de crédito do PAN fechou o ano em R$ 41,8 bilhões, aumento de 7% na comparação com o 3T23, sendo 95% do portfólio com garantias. Do total, 53% correspondem a operações de financiamento de veículos, com aumento de 49% na originação, totalizando R$ 13,7 bilhões. Na categoria de motos, o PAN ultrapassou 35,5% de market share e manteve sua liderança no setor. Estes resultados são frutos de investimentos na experiência dos clientes e lojistas, maior assertividade na modelagem de crédito e fortalecimento da integração com a Mobiauto.

“Em 2023 consolidamos nosso objetivo estratégico de ser uma plataforma digital completa de banking e consumo. Melhoramos de forma relevante a experiência no aplicativo, investimos no engajamento, lançamos novos produtos e serviços, expandimos a base de clientes e a carteira de crédito. Nosso compromisso segue com a entrega de uma jornada cada vez mais ágil e inteligente, por meio de ofertas contextualizadas que apoiem nossos clientes”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN

A receita de serviços fechou o ano em R$ 1,3 bilhão, crescimento de 20% na comparação com 2022. No trimestre, a receita de serviços chegou a R$ 375 milhões, avanço de 13% na comparação com 4T22 e o volume transacionado (TPV) foi de R$ 25,5 bilhões, aumento de 12%.

A inadimplência fechou o quarto trimestre com queda de 0,6 ponto percentual considerando créditos vencidos acima de 90 dias, para 7,3%, e recuo de 0,1 ponto percentual para o indicador entre 15 e 90 dias, para 9%.

Produtos e serviços

Ao final de 2023, o PAN alcançou 14,3 milhões de clientes com exposição de crédito, considerando ofertas de consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity – crescimento de 13% na comparação anual.

Ainda no 4T23, o PAN lançou uma nova família de cartões, o Atmosfera e o Estelar, com benefícios que vão desde descontos nos cinemas e acesso à pré-venda de shows, até cashbacks e seguro residencial. Os produtos foram desenhados para fortalecer a estratégia de engajamento com os clientes da base, com uma dinâmica de limite inicial menor e crescimento atrelado ao bom uso. Com isso, o Banco aumentou o número de emissões para 227 mil cartões. O PAN também passou a ofertar a Conta que Rende, novo benefício para os clientes, entregando rentabilidade de até 100% do CDI.

A operação da Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, segue ampliando a sua contribuição na originação de financiamentos, passando a responder por 7,7% no 4T23, em comparação a 5,2% no 4T22. A plataforma encerrou 2023 com 291 mil carros anunciados e 9,1 mil lojistas ativos.

“Encerramos mais um trimestre com desempenho sólido e resultados que refletem a estratégia assertiva do PAN, focada em ampliar cada vez mais a oferta personalizada de produtos e serviços. Acreditamos que 2024 será um ano em que impulsionaremos a transacionalidade, com benefícios que potencializam os diferenciais competitivos do Banco”, complementa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.

Sobre o Banco PAN

O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 8,1 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

5 horas ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

10 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

10 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

10 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

15 horas ago