O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná promoveu, no dia 21, um encontro para diretores financeiros de grandes empresas paranaenses, com o objetivo de discutir as expectativas econômicas regionais, nacionais e internacionais para 2024, incluindo os desafios que serão enfrentados pela economia com os desastres no Rio Grande do Sul. O convidado especial para debater o assunto foi Joaquim Levy, diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercado no Banco Safra.
Em relação ao cenário econômico, o último Relatório Focus, apresentado dia 20 de maio, indica que os especialistas projetam crescimento do PIB de 2,05% em 2024, contra 2,09% no relatório anterior, e um aumento na previsão da taxa Selic ao final do ano, agora em 10%, ante os 9,75% esboçados no relatório anterior. Para o palestrante e Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do Banco Safra, Joaquim Levy, o momento é de reconhecer os desafios e oportunidades para a economia do país.
“O país continua com uma balança comercial forte, inflação caminhando para a meta e nível de emprego saudável. As condições externas, apesar de incertas, não são desfavoráveis ao Brasil e as empresas estão com caixa, criando os incentivos para avaliarmos as condições externas e os sinais aqui no Brasil que permitam tomarmos decisões seguras sobre investimento, para elas gerarem mais PIB e emprego, ajudando a vencer os desafios fiscais, inclusive em face do apoio que o Rio Grande do Sul irá precisar, dado que o desastre lá certamente impacta todo o país”, afirma Levy.
A discussão se configurou em uma ampla mesa redonda com a presença de grandes marcas, como Renault, Britânia, Furukawa Electric, Nissei e outras. A presença de tantas empresas trouxe uma pluralidade de ideias e trocas de experiências valiosas, segundo o vice-presidente do IBEF-PR, Carlos Alexandre Peres. “A participação de todos os CFO’s foi bastante efetiva, todos os representantes puderam falar, trazer seus questionamentos, suas expectativas, com diferentes mercados como a indústria farmacêutica, automobilística, o agronegócio, serviços, saúde, proporcionando uma troca de experiências muito rica, o que é um dos principais objetivos do IBEF-PR perante a comunidade executiva financeira”, explica Peres.
Para a participante convidada Bruna Hadad, CFO da Wap, o evento foi extremamente enriquecedor, não apenas pela excelente exposição de Joaquim Levy, que trouxe diversos ângulos econômicos de reflexão e análise, mas também pela troca entre CFOs. “É importantíssimo conhecer e discutir as diferentes percepções econômico-financeiras das demais empresas e setores. É um orgulho ser parte desse grupo e participar dessa troca enriquecedora”.
O evento contou com o patrocínio de Gaia Silva Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS e Grant Thornton.
Sobre o IBEF-PR
Há 39 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.
Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.
São Paulo, 21 de novembro de 2024 – A NV, marca fashion fundada pela empresária e…
Em evento realizado dia 6 de novembro, em Campinas, o Maxxi Trainning, empresa da DPaschoal…
O Poder Judiciário tem se deparado com um número cada vez maior de ações envolvendo…
A Copel colocou no ar uma nova campanha e uma página na internet para celebrar…
Curitiba recebe uma releitura da clássica obra de Miguel de Cervantes no palco da CAIXA…
A Prefeitura de Pinhais, em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), realiza no…