SÃO CAETANO DO SUL – Os veículos elétricos são considerados os mais sustentáveis e eficientes por serem os únicos zero emissão – tanto que nem escapamento eles têm. Mas muito se fala que o EV contribui para o meio ambiente de um lado, mas que o descarte da sua bateria não compensaria a adoção deste tipo de tecnologia a longo prazo. Mito.
As baterias dos carros elétricos possuem sistemas próprios de gerenciamento da carga e de controle da temperatura que contribuem para elevar sua durabilidade, por isso são capazes de durar até mais tempo que a vida útil do próprio veículo.
Após seu uso nos carros, as baterias podem ser reaproveitadas em armazenamento estacionário de energia, como um super power bank para indústrias e para fazendas solares, por exemplo.
Também podem ser recicladas. Hoje, aproximadamente 95% da matéria-prima das baterias de EVs da GM tem como ser reaproveitada, reduzindo em 75% as emissões e 90% o uso de água quando comparado à extração destes materiais através da mineração.
“O gerenciamento do ciclo de vida sustentável da bateria dos veículos elétricos da Chevrolet também faz parte do compromisso da GM em promover uma economia circular e um futuro zero emissão”, conta Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura para EVs da GM América do Sul.
A bateria de um EV tem a mesma função do tanque de combustível de um automóvel a combustão e sua capacidade de armazenamento de energia é determinante para a autonomia.
Mais eficientes
A bateria dos EVs é geralmente composta por módulos e cada um deles contém dezenas de células. Caso uma apresente alguma não conformidade, é possível fazer a substituição individualizada. Se isso ocorrer dentro do período de garantia, nos termos descritos pelo contrato, o consumidor não terá nenhum tipo de custo para a reparação – na GM, o período de garantia das baterias costuma ser de oito anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.
Além de impulsionarem a sustentabilidade, os veículos elétricos oferecem ainda melhor desempenho e um custo muito menor de utilização. O quilômetro rodado chega a ser um quarto do valor gasto com um automóvel tradicional de mesmo porte e potência, pois o EV é mais eficiente que um modelo a gasolina, diesel ou etanol.
A confiabilidade e longevidade das baterias estão trazendo tranquilidade para os consumidores adquirirem veículos elétricos. Não é à toa que o segmento dos carros elétricos é o que mais cresce globalmente e representa hoje mais de 10% de todas as vendas de veículos de passeio no mundo, de acordo com a consultoria EV Volumes.
###
Sobre a GM:
A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no website.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…