Geral

BC deverá subir a Selic em 0,25 p.p, projeta Paraná Banco Investimentos

São Paulo, setembro de 2024 – O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne, na próxima terça-feira, 17 de setembro, para decidir sobre a taxa Selic. De acordo com o Paraná Banco Investimentos, pela primeira vez no ano, o colegiado fará um aumento na taxa de juros e elevará a Selic para 10,75% ao ano, alta de 0,25 p.p.

Segundo Pedro Oliveira, tesoureiro do Paraná Banco Investimentos, há um consenso de que a taxa de juros precisa subir, tanto no Boletim Focus, quanto na precificação da curva de juros. A economia está muito aquecida, com dados de atividade surpreendendo positivamente. O PIB potencial do Brasil é aproximadamente 2% e este ano devemos crescer algo próximo a 3%. O setor de serviços cresceu 4,3% em julho, na comparação anual, segundo o IBGE, sendo que a expectativa era 2,5%. Isso pressiona as expectativas de inflação futura, justamente o que o Banco Central quer controlar. “O comitê pesa muito mais a expectativa de inflação futura, para 2025 e 2026, do que a inflação corrente. Mesmo que o IPCA de julho tenha vindo com deflação, a expectativa futura ainda está acima da meta.”, afirma Oliveira.

Oliveira explica ainda que a tendência da Selic é ter sucessivas altas até o início de 2025. “Além do aumento das expectativas inflacionárias, o receio em relação às contas públicas ainda não foi pacificado pelo Governo. O cumprimento da meta fiscal de 2024 e 2025 está ancorado em receitas extraordinárias e não em corte de gastos, o que não traz credibilidade ao mercado. Por esse motivo a curva de juros precifica sucessivas altas na Selic até chegar a taxa terminal de 12%.”

A instituição projeta o IPCA em torno de 4,30%. Segundo Oliveira “É importante lembrar que, apesar do índice geral ter desacelerado mês passado, a inflação de serviços, no acumulado de 12 meses, passou de 5,10% em julho para 5,18% em agosto, maior patamar desde fevereiro deste ano”.

Em relação ao câmbio, Oliveira acredita que deve se manter ao redor deste patamar de R$ 5,50 visto nas últimas semanas, podendo o Real se beneficiar com uma possível queda de juros nos EUA. “Adicionalmente, uma vitória de Kamala Harris na corrida presidencial americana ajudaria as moedas emergentes, como o Real.” explica Oliveira.

Para os investidores, a renda fixa vem se tornando ainda mais competitiva nas últimas semanas, sendo a melhor opção para quem quer bons retornos e menos risco, porém recomenda-se os papéis pós-fixados neste cenário de novas altas da Selic.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

15 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

15 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

15 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

15 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

15 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

15 horas ago